Edifício da Junta de Freguesia de Águas
Pasta cinza com documentação textual e gráfica referente ao projeto do edifício da Junta de Freguesia de Águas, no concelho de Penamacor. Integra correspondência e projeto, bem como um desenho relativo ao projeto tipo de Polidesportivo Coberto da década de 1970, da Direção Geral dos Desportos / Ministério da Educação e Investigação Científica.
Identificación
Análisis
1978.06.12: Planta de localização, assinalando o edifício a vermelho junto da Estrada Municipal n.º 565, nas imediações do cemitério e da igreja. Possui indicação dos Serviços Técnicos de Fomento da Junta Distrital de Castelo Branco, processo 133/78. Existem mais desenhos desta data, com cabeçalho da Junta Distrital e assinatura do engenheiro chefe desses serviços, J. S. Ramalho Eanes: planta topográfica, plantas do edifício incluindo fundações e cobertura, alçados e cortes.
1978.11.14: Memória descritiva e justificativa assinada pelo engenheiro chefe J. S. Ramalho Eanes, referente ao projeto de construção do edifício para a sede da Junta de Freguesia de Águas. Assinala o esforço que tem vindo a ser empreendido pela CMP para dotar as povoações do concelho “com edifício que, para além do normal funcionamento das Juntas de Freguesia, disponham ainda zona para a utilização da população nos seus tempos livres”. O edifício terá dois pisos, distribuídos da seguinte forma: no 1.º piso planeia-se um amplo salão de festas com palco, sala de fumo e instalações sanitárias, e no 2.º piso localizar-se-ão dependências da junta (secretaria, sala de reuniões), gabinete médico, enfermaria, instalações sanitárias e arquivo. São descritos os materiais e processos construtivos. O orçamento ascende a 2.1403.800$00. Possui cálculos de betão armado.
1979.01.04: Ofício do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor (CMP), José Pinto, solicitando ao Ministro da Habitação e Obras Públicas comparticipação para execução da obra do edifício da Junta de Freguesia de Águas, dado que a autarquia não consegue tomar o encargo total.
1979.04.08: Alfredo Resende, Engenheiro Diretor da Direção de Equipamento de Castelo Branco, comunica ao Presidente da CMP que o projeto da Junta de Freguesia de Águas deve ser revisto de acordo com um despacho recente, que transcreve: “os edifícios destinados a Juntas de Freguesia não devem misturar-se com outro equipamento social; se se pretender construir uma sede para a Junta de Freguesia haverá lugar para se prever: um gabinete para a Junta, um gabinete para atender o público, um salão para as reuniões da população, um arquivo, instalações sanitárias e uma zona para biblioteca”.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Águas. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/37531/edificio-da-junta-de-freguesia-de-aguas