Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Projeto da Casa do Povo de Lardosa

Dossier cinza. Contém duas capas em cartão de cor ocre, com documentação textual e gráfica referente ao projeto da Casa do Povo de Lardosa. Uma respeita o projeto de construção e a outra a ampliação do edifício.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Projeto da Casa do Povo de Lardosa
Anos Início-Fim
1961
Localização Referida
Outras Referências
Dossier 1996 Lardosa / Casa do Povo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1961.06
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Albertino Galvão Roxo Arquiteto 1961Pessoa
Síntese de Leitura

1961.06: Memória descritiva e justificativa do projeto da Casa do Povo de Lardosa, assinada pelo arquiteto Albertino Galvão Roxo. Refere que o projeto segue os condicionamentos impostos pela apreciação do anteprojeto pelos “Serviços competentes”. O edifício é constituído por uma zona administrativa, uma zona clínica, um centro materno-infantil e um centro de educação feminina, e também uma zona cultural e recreativa.

No piso térreo localiza-se a zona administrativa (Secretaria e arquivo), a zona clínica (gabinete médico, sala de tratamentos com retrete anexa e sala escura para radioscopia e agentes físicos) e a zona materno-infantil (secretaria ou sala de inquérito social e dependência para pequenos tratamentos e assistência de enfermagem), que possui acesso independente. Também nesse piso está localizado o centro de educação feminina, de utilização exclusiva ao género feminino, com sala de costura, cozinha com arrecadação e ligação ao vestiário e sanitários femininos. No piso superior localiza-se a zona cultural e recreativa, com biblioteca, sala de leitura e pequenas reuniões, sala de jogos e grande salão para reuniões, jogos e artesanato masculino, que poderá ser usado para espetáculos (é possível armar um estrado ou palco no fundo) e é contornado por varanda. Tem ainda uma dependência com chuveiros e retrete, solicitada no programa. “Quanto ao aspecto estético exterior do edifício, procurou-se também imprimir ao edifício um ar digno, embora, de proporções necessariamente modestas”. Possui cantaria nas fachadas; para “dar o cunho regional que deve ter qualquer edifício”, deve usar-se o granito que abunda na região. Também o brasão e as letras do paramento serão de cantaria da região. O orçamento é de 504.708$00. Possui caderno de encargos e desenhos anexos (perspetiva, esquema da instalação elétrica, alçado, pormenor da fachada principal).

S.d. [1996]: Duas peças desenhadas, sem data, elaboradas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, referentes à ampliação da Casa do Povo de Lardosa. Foi desenhado a grafite por cima das plantas; os alçados são parciais.

Observações

O dossier não possui cota.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Projeto da Casa do Povo de Lardosa. Acedido em 24/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/39608/projeto-da-casa-do-povo-de-lardosa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).