Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Projeto da Casa do Povo de Lardosa

Dossier cinza. Contém duas capas em cartão de cor ocre, com documentação textual e gráfica referente ao projeto da Casa do Povo de Lardosa. Uma respeita o projeto de construção e a outra a ampliação do edifício.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
Proyecto de ArquitecturaTipo de Expediente
Designación del Expediente
Projeto da Casa do Povo de Lardosa
Años Inicio-Final
1961
Ubicación Referida
Otras Signaturas
Dossier 1996 Lardosa / Casa do Povo

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1961.06
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Albertino Galvão Roxo Arquiteto 1961Persona
Síntesis de Lectura

1961.06: Memória descritiva e justificativa do projeto da Casa do Povo de Lardosa, assinada pelo arquiteto Albertino Galvão Roxo. Refere que o projeto segue os condicionamentos impostos pela apreciação do anteprojeto pelos “Serviços competentes”. O edifício é constituído por uma zona administrativa, uma zona clínica, um centro materno-infantil e um centro de educação feminina, e também uma zona cultural e recreativa.

No piso térreo localiza-se a zona administrativa (Secretaria e arquivo), a zona clínica (gabinete médico, sala de tratamentos com retrete anexa e sala escura para radioscopia e agentes físicos) e a zona materno-infantil (secretaria ou sala de inquérito social e dependência para pequenos tratamentos e assistência de enfermagem), que possui acesso independente. Também nesse piso está localizado o centro de educação feminina, de utilização exclusiva ao género feminino, com sala de costura, cozinha com arrecadação e ligação ao vestiário e sanitários femininos. No piso superior localiza-se a zona cultural e recreativa, com biblioteca, sala de leitura e pequenas reuniões, sala de jogos e grande salão para reuniões, jogos e artesanato masculino, que poderá ser usado para espetáculos (é possível armar um estrado ou palco no fundo) e é contornado por varanda. Tem ainda uma dependência com chuveiros e retrete, solicitada no programa. “Quanto ao aspecto estético exterior do edifício, procurou-se também imprimir ao edifício um ar digno, embora, de proporções necessariamente modestas”. Possui cantaria nas fachadas; para “dar o cunho regional que deve ter qualquer edifício”, deve usar-se o granito que abunda na região. Também o brasão e as letras do paramento serão de cantaria da região. O orçamento é de 504.708$00. Possui caderno de encargos e desenhos anexos (perspetiva, esquema da instalação elétrica, alçado, pormenor da fachada principal).

S.d. [1996]: Duas peças desenhadas, sem data, elaboradas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, referentes à ampliação da Casa do Povo de Lardosa. Foi desenhado a grafite por cima das plantas; os alçados são parciais.

Observaciones

O dossier não possui cota.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Projeto da Casa do Povo de Lardosa. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/39608/projeto-da-casa-do-povo-de-lardosa

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).