Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro
Processo em pasta cor-de-laranja, sem identificação, contendo desenhos originais do projeto de arquitetura e peças escritas do mesmo, assim como alguma documentação, muito incompleta, relativa ao ao processo de apreciação pela Câmara Municipal da Murtosa e construção do edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro.
Identificação
Análise
1981.01.19 - Memória descritiva e justificativa do projeto de construção de um edifício-sede da Junta de Freguesia do Bunheiro, assinado pelo engenheiro técnico civil António Tavares Lamego.
Explica-se que se pretende que o edifício seja “um posto de concentração das forças e movimentos culturais recreativos, artísticos e desportivos em que está empenhado o melhor da sua juventude que não encontrou, até agora, o local apropriado à manifestação das suas aptidões, ao convívio como meio de comunicação e de iniciativas no campo da criação artística, da promoção social, de todos os empreendimentos donde resultem a formação integral do homem”. Assim, refere-se, é numa “visão colectiva das carências do Bunheiro que se fundamenta a amplitude da obra, porque a acção de uma autarquia não pode contentar-se com o essencial desempenho de funções administrativas”.
Descreve-se a organização funcional do projeto, segundo o qual o edifício se distribui em dois pisos, sendo o rés-do-chão composto por “bar e átrio, banhos para homens e senhoras, salão de festas, palco, arrumos e uma área intermédia para camarins”. O primeiro piso é composto por divisões destinadas às atividades administrativas da Junta (hall, secretaria, sanitários, arquivo, sala de reuniões, gabinete do presidente) e destinadas às atividades culturais e recreativas da freguesia.
Construtivamente, refere-se que a estrutura será em betão armado em pilares e vigas, que as paredes exteriores serão em tijolo vazado, rebocadas e areadas, que o teto será em laje aligeirada com vigotas pré-esforçadas e o telhado em telhas de fibrocimento. As portas e janelas serão em alumínio branco, folheado do mogno no interior.
O orçamento estima-se em 10.145.250$00.
1981.01.20 - Ofício do presidente da Junta de Freguesia (JF) do Bunheiro, Jaime Tavares, dirigido ao presidente da CMM, com o qual se apresenta o projeto para a construção da sua nova sede à apreciação e aprovação da CMM.
1981.01.20 - Reunião da CMM, na qual a mesma deliberou que o projeto da nova sede da Junta de Freguesia do Bunheiro seja submetido ao parecer do Gabinete de Obras (CMM/GO), “para resolução definitiva em próxima reunião”.
1981.01.30 - Informação de F. Miranda, onde se julga o projeto de deferir, embora deva ser exigido um mapa de acabamentos, projetos de betão armado e de eletricidade. Sugere-se ainda algumas alterações ao projeto: uma maior independência do Gabinete do Presidente; o cumprimento do RGEU na implantação.
1981.03.16 - A JF do Bunheiro remete à CMM mapa de acabamentos, projeto de eletricidade, cálculos de betão armado e esquema de águas.
1981.07.20 - Auto de medição de trabalhos n.º 1, relativo à empreitada de “construção da estrutura do edifício da Junta de Freguesia Bunheiro”, adjudicada a Albino Pais Pinto (Pardilhó), e correspondente à importância de 1.257.759$00. O Auto é assinado por um representante da CMM, F. Miranda, pelo empreiteiro e pelo técnico responsável, António Tavares Lamego.
1981.08.03 - A JF do Bunheiro sujeita o projeto à apreciação da CMM, após integração “das pequenas modificações sugeridas pelo Gabinete Técnico”.
1981.08.18 - Reunião da CMM, na qual a mesma deliberou deferir o projeto.
1981.08.26 - Auto de medição de trabalhos n.º 2, correspondente à importância 1.346.811$00.
1981.12.18 - Auto de medição de trabalhos n.º 3, correspondente à importância 1.378.792$50.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/43761/edificio-da-junta-de-freguesia-do-bunheiro