Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro

Processo em pasta cor-de-laranja, sem identificação, contendo desenhos originais do projeto de arquitetura e peças escritas do mesmo, assim como alguma documentação, muito incompleta, relativa ao ao processo de apreciação pela Câmara Municipal da Murtosa e construção do edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Archive / Library
Type of File
Title of File
Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro
Start-End Years
1981

Analysis

First Date Recorded in File
1981.01.19
Last Date Recorded in File
1981.12.28
Architectural Design
António Tavares Lamego Engenheiro Técnico Civil 1981Person
Construction and Equipment
Albino Pais Pinto 1981Organization
Intervention / Assessment
F. Miranda CMM/GO 1981Person
Political Decision
Jaime Tavares Presidente JF Bunheiro 1981Person
Reading Note

1981.01.19 - Memória descritiva e justificativa do projeto de construção de um edifício-sede da Junta de Freguesia do Bunheiro, assinado pelo engenheiro técnico civil António Tavares Lamego.

Explica-se que se pretende que o edifício seja “um posto de concentração das forças e movimentos culturais recreativos, artísticos e desportivos em que está empenhado o melhor da sua juventude que não encontrou, até agora, o local apropriado à manifestação das suas aptidões, ao convívio como meio de comunicação e de iniciativas no campo da criação artística, da promoção social, de todos os empreendimentos donde resultem a formação integral do homem”. Assim, refere-se, é numa “visão colectiva das carências do Bunheiro que se fundamenta a amplitude da obra, porque a acção de uma autarquia não pode contentar-se com o essencial desempenho de funções administrativas”.

Descreve-se a organização funcional do projeto, segundo o qual o edifício se distribui em dois pisos, sendo o rés-do-chão composto por “bar e átrio, banhos para homens e senhoras, salão de festas, palco, arrumos e uma área intermédia para camarins”. O primeiro piso é composto por divisões destinadas às atividades administrativas da Junta (hall, secretaria, sanitários, arquivo, sala de reuniões, gabinete do presidente) e destinadas às atividades culturais e recreativas da freguesia.

Construtivamente, refere-se que a estrutura será em betão armado em pilares e vigas, que as paredes exteriores serão em tijolo vazado, rebocadas e areadas, que o teto será em laje aligeirada com vigotas pré-esforçadas e o telhado em telhas de fibrocimento. As portas e janelas serão em alumínio branco, folheado do mogno no interior.

O orçamento estima-se em 10.145.250$00.

1981.01.20 - Ofício do presidente da Junta de Freguesia (JF) do Bunheiro, Jaime Tavares, dirigido ao presidente da CMM, com o qual se apresenta o projeto para a construção da sua nova sede à apreciação e aprovação da CMM.

1981.01.20 - Reunião da CMM, na qual a mesma deliberou que o projeto da nova sede da Junta de Freguesia do Bunheiro seja submetido ao parecer do Gabinete de Obras (CMM/GO), “para resolução definitiva em próxima reunião”.

1981.01.30 - Informação de F. Miranda, onde se julga o projeto de deferir, embora deva ser exigido um mapa de acabamentos, projetos de betão armado e de eletricidade. Sugere-se ainda algumas alterações ao projeto: uma maior independência do Gabinete do Presidente; o cumprimento do RGEU na implantação.

1981.03.16 - A JF do Bunheiro remete à CMM mapa de acabamentos, projeto de eletricidade, cálculos de betão armado e esquema de águas.

1981.07.20 - Auto de medição de trabalhos n.º 1, relativo à empreitada de “construção da estrutura do edifício da Junta de Freguesia Bunheiro”, adjudicada a Albino Pais Pinto (Pardilhó), e correspondente à importância de 1.257.759$00. O Auto é assinado por um representante da CMM, F. Miranda, pelo empreiteiro e pelo técnico responsável, António Tavares Lamego.

1981.08.03 - A JF do Bunheiro sujeita o projeto à apreciação da CMM, após integração “das pequenas modificações sugeridas pelo Gabinete Técnico”.

1981.08.18 - Reunião da CMM, na qual a mesma deliberou deferir o projeto.

1981.08.26 - Auto de medição de trabalhos n.º 2, correspondente à importância 1.346.811$00.

1981.12.18 - Auto de medição de trabalhos n.º 3, correspondente à importância 1.378.792$50.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/43761/edificio-da-junta-de-freguesia-do-bunheiro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).