Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Parque Desportivo - Pavilhão e Piscina

Processo com quatro volumes, referente a diferentes projetos para o Parque Desportivo (piscina e pavilhão) de Bragança. Os quatro volumes estão organizados em capas coloridas, nas quais foram colados cabeçalhos da Câmara Municipal de Bragança.

Vol. A - Projeto de arquitetura para o pavilhão e a piscina de fevereiro de 1973, elaborado pelo arquiteto Jorge Branco Ló para a firma Indubel - Indústrias de Betão, Lda.

Vol. B - Peças escritas e desenhadas de projeto de arquitetura de abril de 1973, do arquiteto Jorge Branco Ló.

Vol. C - Peças escritas e desenhadas do projeto de estabilidade do engenheiro civil António Jorge de Oliveira Maia, de maio de 1973.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Parque Desportivo - Pavilhão e Piscina
Anos Início-Fim
1972-1978
Referência Inicial
Processo n.º 431/MU/72
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1972.10.09
Última Data Registada no Processo
1978.08.25
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Jorge Branco Ló Arquiteto 19721973Pessoa
Projeto Estabilidade (Autoria)
António Jorge de Oliveira Maia Engenheiro Civil 1973Pessoa
Construção e Equipamento
Indubel - Indústrias de Betão 19721973Organização
Síntese de Leitura

1973.03.19 - Relatório do Estudo do Projeto pela firma Indubel - Indústrias de Betão, Lda, com o qual se submete à apreciação da Câmara Municipal de Bragança (CMB) um anteprojeto do arquiteto Branco Ló. Refere-se que esta firma se comprometeu a fornecer à CMB o projeto completo do Pavilhão Gimnodesportivo e da Piscina Coberta, “complemento dos esquemas que serviram de base à elaboração das suas propostas para: Execução das Infra-estruturas; Fornecimento e montagem das coberturas”, de 1972.10.09.

Considera-se que o estudo “satisfaz não só no que respeita aos esquemas de funcionamento, como ao aproveitamento de todos os espaços disponíveis para a localização judiciosa das instalações ou vários serviços, especialmente na interligação daqueles que servem simultaneamente o conjunto Pavilhão-Piscina”.

O orçamento totaliza 7.740.000$00, não incluindo os arranjos exteriores, mobiliários e equipamentos.

A memória descritiva do arquiteto, datada de fevereiro de 1973, começa por fazer referência ao programa, prevendo-se "que a sua utilização seja feita numa fase imediata principalmente pelos praticantes escolares”. O pavilhão proposto tem 44.80m de comprimento por 25.50 de largura, permitindo a sua utilização para ginástica educativa ou desportiva, badminton, basquetebol, ténis, voleibol. A piscina proposta tem 25m de comprimento por 10m de largura. Prevêem-se ainda “duas alas com instalações complementares do Ginásio e piscina”, incluindo arrecadação, vestiários, compartimento para o guarda, cabines individuais e coletivas, posto médico, sanitários.

Prevê-se, do ponto de vista construtivo, uma estrutura de betão armado, cobertura de “cascas HP de B.A. pré-fabricadas, intervaladas com fiadas de chapas em material plástico translúcido (e fibrocimento) destinadas à iluminação natural; paramentos exteriores e interiores em tijolo”.

O projeto tem o orçamento de 5.632.000$00.

1973.04.17 - Nova memória descritiva do arquiteto Jorge Branco Ló. Refere.se que o conjunto desportivo se situa num terreno com um declive acentuado no sentido nascente-poente, junto ao estádio municipal.

A memória é semelhante à de fevereiro do mesmo ano. Acrescenta-se uma ligação da piscina à área exterior anexa, “bastando para tanto prever lava-pés com a suficiente dimensão junto às pontas que lhe deem acesso”, permitindo a utilização desta área “o acréscimo do número de utentes previsto aquando da sua utilização no verão”.

Refere-se que “toda a volumetria apresentada tem uma perfeita justificação no aproveitamento total e indispensável dos espaços internos e no permitir especiais condições de iluminação natural”.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Parque Desportivo - Pavilhão e Piscina. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/4611/parque-desportivo-pavilhao-e-piscina

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).