Parque Desportivo - Pavilhão e Piscina
Processo com quatro volumes, referente a diferentes projetos para o Parque Desportivo (piscina e pavilhão) de Bragança. Os quatro volumes estão organizados em capas coloridas, nas quais foram colados cabeçalhos da Câmara Municipal de Bragança.
Vol. A - Projeto de arquitetura para o pavilhão e a piscina de fevereiro de 1973, elaborado pelo arquiteto Jorge Branco Ló para a firma Indubel - Indústrias de Betão, Lda.
Vol. B - Peças escritas e desenhadas de projeto de arquitetura de abril de 1973, do arquiteto Jorge Branco Ló.
Vol. C - Peças escritas e desenhadas do projeto de estabilidade do engenheiro civil António Jorge de Oliveira Maia, de maio de 1973.
Identificación
Análisis
1973.03.19 - Relatório do Estudo do Projeto pela firma Indubel - Indústrias de Betão, Lda, com o qual se submete à apreciação da Câmara Municipal de Bragança (CMB) um anteprojeto do arquiteto Branco Ló. Refere-se que esta firma se comprometeu a fornecer à CMB o projeto completo do Pavilhão Gimnodesportivo e da Piscina Coberta, “complemento dos esquemas que serviram de base à elaboração das suas propostas para: Execução das Infra-estruturas; Fornecimento e montagem das coberturas”, de 1972.10.09.
Considera-se que o estudo “satisfaz não só no que respeita aos esquemas de funcionamento, como ao aproveitamento de todos os espaços disponíveis para a localização judiciosa das instalações ou vários serviços, especialmente na interligação daqueles que servem simultaneamente o conjunto Pavilhão-Piscina”.
O orçamento totaliza 7.740.000$00, não incluindo os arranjos exteriores, mobiliários e equipamentos.
A memória descritiva do arquiteto, datada de fevereiro de 1973, começa por fazer referência ao programa, prevendo-se "que a sua utilização seja feita numa fase imediata principalmente pelos praticantes escolares”. O pavilhão proposto tem 44.80m de comprimento por 25.50 de largura, permitindo a sua utilização para ginástica educativa ou desportiva, badminton, basquetebol, ténis, voleibol. A piscina proposta tem 25m de comprimento por 10m de largura. Prevêem-se ainda “duas alas com instalações complementares do Ginásio e piscina”, incluindo arrecadação, vestiários, compartimento para o guarda, cabines individuais e coletivas, posto médico, sanitários.
Prevê-se, do ponto de vista construtivo, uma estrutura de betão armado, cobertura de “cascas HP de B.A. pré-fabricadas, intervaladas com fiadas de chapas em material plástico translúcido (e fibrocimento) destinadas à iluminação natural; paramentos exteriores e interiores em tijolo”.
O projeto tem o orçamento de 5.632.000$00.
1973.04.17 - Nova memória descritiva do arquiteto Jorge Branco Ló. Refere.se que o conjunto desportivo se situa num terreno com um declive acentuado no sentido nascente-poente, junto ao estádio municipal.
A memória é semelhante à de fevereiro do mesmo ano. Acrescenta-se uma ligação da piscina à área exterior anexa, “bastando para tanto prever lava-pés com a suficiente dimensão junto às pontas que lhe deem acesso”, permitindo a utilização desta área “o acréscimo do número de utentes previsto aquando da sua utilização no verão”.
Refere-se que “toda a volumetria apresentada tem uma perfeita justificação no aproveitamento total e indispensável dos espaços internos e no permitir especiais condições de iluminação natural”.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Parque Desportivo - Pavilhão e Piscina. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/4611/parque-desportivo-pavilhao-e-piscina