Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Correios Telégrafos e Telefones de Castelo Branco. Construção

Capa de papel da Direção dos Serviços de Construção / Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (MOP), com indicação manuscrita do processo n.º C-III-752, referente à obra CTT de Castelo Branco. Integra correspondência.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
CorrespondênciaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1969
Localização Referida
Referência Inicial
PT/DGEMN/REE-0014/24

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1969.01.29
Última Data Registada no Processo
1969.04.04
Entidade Utilizadora
Síntese de Leitura

1969.01.29: Ofício sem remetente dirigido ao Diretor da Delegação dos Edifícios para os Serviços dos CTT, relativo ao anteprojeto de ampliação do edifício dos CTT de Castelo Branco, com o qual a Administração Geral [dos CTT?] concorda. São propostas algumas modificações: trocar a dependência para Energia Estabilizada e Socorro pela sala da Oficina de Serviços Externos e Diversos; não prever o Posto de Transformação; prever a ampliação futura da sala do automático do 2.º andar através da inclusão de um teto de laje maciça em betão; que se preveja um abrigo para estacionar carros.

1969.02.12: Ofício, assinado em nome do engenheiro diretor-delegado dos Edifícios para os Serviços dos CTT Raul Fernandes Martins pelo engenheiro Silva Bernardo, remetendo o anteprojeto ao Diretor Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (EMN). Faz algumas considerações: refere que o anteprojeto foi favoravelmente apreciado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e que o terreno não se encontra sob jurisdição da Junta Autónoma de Estradas. Quanto à composição arquitetónica, refere que a composição traduz “a grande concentração do programa, resultando [...] um volume e extensão para o edifício proposto, que o farão impôr muito vincadamente no local” – evidencia algum receio face a essa imposição, não considerando que os acessos verticais no alçado lateral esquerdo se justifiquem. Julga o estudo em condições de ser submetido à consideração superior.

1969.04.04: É remetido o projeto com as respetivas peças desenhadas, incluindo planta de localização no aglomerado urbano.

Na sequência, José Pena Pereira da Silva, engenheiro diretor dos EMN, remete o anteprojeto para apreciação a entidades como a Direção Geral dos Serviços de Urbanização.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Correios Telégrafos e Telefones de Castelo Branco. Construção. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/46709/correios-telegrafos-e-telefones-de-castelo-branco-construcao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).