Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Correios Telégrafos e Telefones de Castelo Branco. Construção

Capa de papel da Direção dos Serviços de Construção / Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (MOP), com indicação manuscrita do processo n.º C-III-752, referente à obra CTT de Castelo Branco. Integra correspondência.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
CorrespondênciaType of File
Title of File
Correios Telégrafos e Telefones de Castelo Branco. Construção
Start-End Years
1969
Location Mentioned
Initial Reference
PT/DGEMN/REE-0014/24

Analysis

First Date Recorded in File
1969.01.29
Last Date Recorded in File
1969.04.04
Reading Note

1969.01.29: Ofício sem remetente dirigido ao Diretor da Delegação dos Edifícios para os Serviços dos CTT, relativo ao anteprojeto de ampliação do edifício dos CTT de Castelo Branco, com o qual a Administração Geral [dos CTT?] concorda. São propostas algumas modificações: trocar a dependência para Energia Estabilizada e Socorro pela sala da Oficina de Serviços Externos e Diversos; não prever o Posto de Transformação; prever a ampliação futura da sala do automático do 2.º andar através da inclusão de um teto de laje maciça em betão; que se preveja um abrigo para estacionar carros.

1969.02.12: Ofício, assinado em nome do engenheiro diretor-delegado dos Edifícios para os Serviços dos CTT Raul Fernandes Martins pelo engenheiro Silva Bernardo, remetendo o anteprojeto ao Diretor Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (EMN). Faz algumas considerações: refere que o anteprojeto foi favoravelmente apreciado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e que o terreno não se encontra sob jurisdição da Junta Autónoma de Estradas. Quanto à composição arquitetónica, refere que a composição traduz “a grande concentração do programa, resultando [...] um volume e extensão para o edifício proposto, que o farão impôr muito vincadamente no local” – evidencia algum receio face a essa imposição, não considerando que os acessos verticais no alçado lateral esquerdo se justifiquem. Julga o estudo em condições de ser submetido à consideração superior.

1969.04.04: É remetido o projeto com as respetivas peças desenhadas, incluindo planta de localização no aglomerado urbano.

Na sequência, José Pena Pereira da Silva, engenheiro diretor dos EMN, remete o anteprojeto para apreciação a entidades como a Direção Geral dos Serviços de Urbanização.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Correios Telégrafos e Telefones de Castelo Branco. Construção. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/46709/correios-telegrafos-e-telefones-de-castelo-branco-construcao

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).