Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco

Dossier cinza contendo uma pasta de cartão laranja, com documentação textual e gráfica referente à empreitada de enquadramento paisagístico da residência para estudantes do Liceu de Castelo Branco (volume 6), financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco
Anos Início-Fim
1967
Localização Referida
Outras Referências
AMCB Dossier 1967 C. Branco Residência Estudantes do Liceu
Produtor do Processo

Análise

Última Data Registada no Processo
1967
Projeto Paisagismo (Autoria)
Gonçalo Ribeiro Telles Arquiteto PaisagistaPessoa
Síntese de Leitura

1967: Processo referente à empreitada n.º 4, de enquadramento paisagístico da residência para estudantes do Liceu de Castelo Branco. Inclui memória descritiva assinada do plano pelo autor, o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles. O terreno e a área limitada condicionaram o partido adotado: procurou-se aproveitar afloramentos rochosos existentes e integrar muros de pedra seca, bem como “defender o conjunto dos ventos dominantes do quadrante Norte e do calor Poente”. O edifício será enquadrado por maciços arbóreos e arbustivo (vegetação tradicional da região de folhagem perene e caduca, de fácil conservação), com áreas relvadas comunicantes com o terraço, sendo o edifício a peça destacada do conjunto; pretende-se evitar vistas dos prédios circundantes. Haverá um pequeno tanque, e prevê-se rega por aspersão. O orçamento ascende a 59.870$00. O processo inclui o modelo do programa do concurso, e peças desenhadas com data de março de 1967.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/47567/residencia-de-estudantes-do-liceu-de-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).