Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco

Dossier cinza contendo uma pasta de cartão laranja, com documentação textual e gráfica referente à empreitada de enquadramento paisagístico da residência para estudantes do Liceu de Castelo Branco (volume 6), financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Title of File
Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco
Start-End Years
1967
Location Mentioned
Other References
AMCB Dossier 1967 C. Branco Residência Estudantes do Liceu
File Producer

Analysis

Last Date Recorded in File
1967
Landscape Design
Gonçalo Ribeiro Telles Arquiteto PaisagistaPerson
Reading Note

1967: Processo referente à empreitada n.º 4, de enquadramento paisagístico da residência para estudantes do Liceu de Castelo Branco. Inclui memória descritiva assinada do plano pelo autor, o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles. O terreno e a área limitada condicionaram o partido adotado: procurou-se aproveitar afloramentos rochosos existentes e integrar muros de pedra seca, bem como “defender o conjunto dos ventos dominantes do quadrante Norte e do calor Poente”. O edifício será enquadrado por maciços arbóreos e arbustivo (vegetação tradicional da região de folhagem perene e caduca, de fácil conservação), com áreas relvadas comunicantes com o terraço, sendo o edifício a peça destacada do conjunto; pretende-se evitar vistas dos prédios circundantes. Haverá um pequeno tanque, e prevê-se rega por aspersão. O orçamento ascende a 59.870$00. O processo inclui o modelo do programa do concurso, e peças desenhadas com data de março de 1967.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/47567/residencia-de-estudantes-do-liceu-de-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).