Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco
Dossier cinza contendo uma pasta de cartão laranja, com documentação textual e gráfica referente à empreitada de enquadramento paisagístico da residência para estudantes do Liceu de Castelo Branco (volume 6), financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Identification
Analysis
1967: Processo referente à empreitada n.º 4, de enquadramento paisagístico da residência para estudantes do Liceu de Castelo Branco. Inclui memória descritiva assinada do plano pelo autor, o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles. O terreno e a área limitada condicionaram o partido adotado: procurou-se aproveitar afloramentos rochosos existentes e integrar muros de pedra seca, bem como “defender o conjunto dos ventos dominantes do quadrante Norte e do calor Poente”. O edifício será enquadrado por maciços arbóreos e arbustivo (vegetação tradicional da região de folhagem perene e caduca, de fácil conservação), com áreas relvadas comunicantes com o terraço, sendo o edifício a peça destacada do conjunto; pretende-se evitar vistas dos prédios circundantes. Haverá um pequeno tanque, e prevê-se rega por aspersão. O orçamento ascende a 59.870$00. O processo inclui o modelo do programa do concurso, e peças desenhadas com data de março de 1967.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Residência de Estudantes do Liceu de Castelo Branco. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/47567/residencia-de-estudantes-do-liceu-de-castelo-branco