Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Fundo de Fomento da Habitação – 210 Fogos – S. Tiago, Castelo Branco

Dossier cinza, contendo capas com documentação textual e gráfica relativa a empreendimentos do Fundo de Fomento da Habitação em Castelo Branco, concretamente a construção de edifícios de habitação com 210 fogos na zona de S. Tiago.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1978
Localização Referida
Outras Referências
Dossier 1978 CHENE

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1978.10.10
Síntese de Leitura

1978.10.10: Memória descritiva do projeto de execução do edifício tipo para construção de 210 fogos em Castelo Branco, elaborado pela Direção de Habitação do Centro do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), para a urbanização de S. Tiago mandada elaborar pela Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB). Trata-se da mais relevante frente de desenvolvimento urbano da cidade.

Foram consideradas as “Instruções para Projetos de Habitação promovidos pelo Estado e a R.G.E.U” e os condicionamentos físicos da zona, bem como fatores económicos. Haverá seis fogos por piso (num total de 7 pisos), distribuídos ao longo de uma galeria. Haverá boa ventilação transversal dos fogos dada a orientação dos cinco edifícios, com boa exposição solar. Optou-se por vãos recuados em relação ao plano da fachada sul-poente para obter espaço exterior coberto utilizável com sombra. Por edifício, propõe-se a integração de 5 T2 (1 por piso), 28 T3 (4 por piso) e 7 T4 (1 por piso); a distribuição em planta é semelhante, com separação clara da zona íntima, da de convívio e da de serviços, através de um átrio. Procurou-se uma solução equilibrada ao nível de alçados e volumetria. “Com a utilização de floreiras em alguns desses vãos, o aproveitamento da cor natural do betão e a pintura branca dos nembos verticais, poder-se-á obter um conjunto de grande simplicidade o qual além de conferir aos edifícios a dignidade necessária poderá constituir um forte elemento valorizador da paisagem urbana de toda a área envolvente”. Possui peças desenhadas: planta de localização, plantas dos pisos, alçados e cortes. Há também um quadro de áreas discriminadas, com valor orçamental da construção total de 37.996$689$10, assinada pelo arquiteto Luís Marçal Grilo, e ainda um projeto de estabilidade.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Fundo de Fomento da Habitação – 210 Fogos – S. Tiago, Castelo Branco . Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/49553/fundo-de-fomento-da-habitacao-210-fogos-s-tiago-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).