Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro
Dossier cinza contendo pasta de cartão verde claro, com documentação textual e gráfica relativa ao conjunto habitacional da Quinta do Amieiro, em Castelo Branco.
Identificação
Análise
S.d.: Alçado e plantas dos pisos do estudo de adaptação do projeto tipo do Fundo de Fomento da Habitação (FFH) para o conjunto habitacional da Quinta do Amieiro. Existe também uma planta do local de implantação, referente ao conjunto habitacional do Matadouro, com a legenda “adaptação deste projecto ao novo local sito no Bairro da Quinta do Amieiro”.
1972.07.31: Ofício enviado ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB) relativo a pretensões da câmara em adquirir terrenos na Quinta do Amieiro (assinalados em planta, junto da R. da Quinta do Amieiro de Cima, paralelos à R. da Quinta do Amieiro de Baixo). Nesses terrenos está autorizada a construção de vários blocos de 4 pisos; embora o remetente não conheça o volume de construções pretendido pela edilidade, propõe que para esses fins se autorize o local assinalado na planta, na Tv. 5 de Outubro.
1972.08.09: Francisco António D’Ordaz Caldeira Lucas, da CMCB, solicita ao Diretor-Geral das Construções Escolares que comunique se está interessado no terreno para a construção de escolas primárias e informar as necessidades em termos de dimensão.
1975.08.05: Planta com “proposta de terrenos a ocupar e suas prioridades”, relativa ao processo n.º 1659/DSP do Fundo de Fomento da Habitação / Sector de Planos Habitacionais. Estão identificados 3 blocos de habitação: 1) Travessa 5 de Outubro (n.º 11-13), 2) R. Dr. Jaime Lopes Dias, 3) R. da Quinta do Amieiro de Cima. Foi enviada por Serafim de Oliveira, do FFH, à Comissão Administrativa da CMCB no dia seguinte.
1979.03.29: A empresa Hidrocivil solicita à CMCB que seja feita a receção definitiva da obra dos blocos de habitação, cuja receção provisória ocorreu em maio de 1978.
1979.03.30: Edital do inquérito administrativo relativo à empreitada de construção do conjunto habitacional da Quinta do Amieiro de Cima, adjudicada à Firma Hidrocivil – Sociedade de Empreitadas de Construções Hidráulicas e Civis, Ltda.
1979.05.02: Auto de receção definitiva da empreitada dos blocos residenciais da Quinta do Amieiro de Cima. O prazo para entra da obra havia sido estabelecido para 15 de março de 1977.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/50104/conjunto-habitacional-da-quinta-do-amieiro