Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro

Dossier cinza contendo pasta de cartão verde claro, com documentação textual e gráfica relativa ao conjunto habitacional da Quinta do Amieiro, em Castelo Branco.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
CorrespondênciaType of File
Title of File
Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro
Start-End Years
1972-1979
Location Mentioned
Other References
Dossier 1978 / C. Branco / Conjunto Habitacional da Qta. do Amieiro

Analysis

Promoter
Reading Note

S.d.: Alçado e plantas dos pisos do estudo de adaptação do projeto tipo do Fundo de Fomento da Habitação (FFH) para o conjunto habitacional da Quinta do Amieiro. Existe também uma planta do local de implantação, referente ao conjunto habitacional do Matadouro, com a legenda “adaptação deste projecto ao novo local sito no Bairro da Quinta do Amieiro”.

1972.07.31: Ofício enviado ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB) relativo a pretensões da câmara em adquirir terrenos na Quinta do Amieiro (assinalados em planta, junto da R. da Quinta do Amieiro de Cima, paralelos à R. da Quinta do Amieiro de Baixo). Nesses terrenos está autorizada a construção de vários blocos de 4 pisos; embora o remetente não conheça o volume de construções pretendido pela edilidade, propõe que para esses fins se autorize o local assinalado na planta, na Tv. 5 de Outubro.

1972.08.09: Francisco António D’Ordaz Caldeira Lucas, da CMCB, solicita ao Diretor-Geral das Construções Escolares que comunique se está interessado no terreno para a construção de escolas primárias e informar as necessidades em termos de dimensão.

1975.08.05: Planta com “proposta de terrenos a ocupar e suas prioridades”, relativa ao processo n.º 1659/DSP do Fundo de Fomento da Habitação / Sector de Planos Habitacionais. Estão identificados 3 blocos de habitação: 1) Travessa 5 de Outubro (n.º 11-13), 2) R. Dr. Jaime Lopes Dias, 3) R. da Quinta do Amieiro de Cima. Foi enviada por Serafim de Oliveira, do FFH, à Comissão Administrativa da CMCB no dia seguinte.

1979.03.29: A empresa Hidrocivil solicita à CMCB que seja feita a receção definitiva da obra dos blocos de habitação, cuja receção provisória ocorreu em maio de 1978.

1979.03.30: Edital do inquérito administrativo relativo à empreitada de construção do conjunto habitacional da Quinta do Amieiro de Cima, adjudicada à Firma Hidrocivil – Sociedade de Empreitadas de Construções Hidráulicas e Civis, Ltda.

1979.05.02: Auto de receção definitiva da empreitada dos blocos residenciais da Quinta do Amieiro de Cima. O prazo para entra da obra havia sido estabelecido para 15 de março de 1977.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/50104/conjunto-habitacional-da-quinta-do-amieiro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).