Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Remodelação do Ringue Polidesportivo de Abrantes - Balneários e Escada de Acesso

Projeto de remodelação do ringue polidesportivo de Abrantes. Processo em pasta branca de cartão, com rótulo da Câmara Municipal de Abrantes onde se encontra a designação da obra: “Remodelação do Ringue Polidesportivo de Abrantes - Balneários e Escada de Acesso”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Projeto de EstabilidadeTipo de Processo
Designação do Processo
Remodelação do Ringue Polidesportivo de Abrantes - Balneários e Escada de Acesso
Anos Início-Fim
1995
Localização Referida
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1995.03.03
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Eugénio Lopes Desenhador CAM/DSUU 1995Pessoa
Outras Especialidades (Autoria)
Ezequiel Fernando Ruivo Oliveira Gomes Projeto Estabilidade 1995Pessoa
Síntese de Leitura

1995.03 - Memória descritiva e justificativa do projeto de remodelação do ringue polidesportivo de Abrantes, assinada pelo desenhador principal Eugénio Lopes e pelo arquiteto chefe da Divisão de Serviços Urbanos e Urbanismo da Câmara Municipal de Abrantes (CMA/DSUU), com assinatura ilegível.

A memória começa por descrever o estado de degradação do conjunto desportivo, propriedade do município, localizado junto à Rua de Angola: os muros de vedação e de suporte de terras necessitam de intervenção urgente, e o edifício dos balneários deve ser totalmente demolido “por uma questão de enquadramento”. Indica-se que o projeto prevê a construção de um novo edifício de balneários e arrecadação, a criação de um novo acesso a partir da Rua de Angola e a construção de uma bilheteira. O conjunto será ainda objeto de obras de conservação, “nomeadamente a substituição das vedações nas cabeceiras do campo, novas marcações, reboco e pinturas”. Prevê-se ainda a adequação do conjunto ao acesso de pessoas com deficiência motora.

Sob o ponto de vista construtivo, a memória informa que as “construções serão executadas segundo os moldes tradicionais, com a estrutura em betão armado e paredes de elevação em alvenaria de tijolo furado”; as paredes e tetos serão acabados a reboco areado e pintadas; os pavimentos interiores serão revestidos a mosaico cerâmico antiderrapante e os exteriores executados em calçadinha de vidraço.

1995.03.03 - Memória descritiva e justificativa do projeto de estabilidade, assinado pelo engenheiro técnico civil Ezequiel Fernando Ruivo Oliveira Gomes, da CMA.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Remodelação do Ringue Polidesportivo de Abrantes - Balneários e Escada de Acesso. Acedido em 14/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/51054/remodelacao-do-ringue-polidesportivo-de-abrantes-balnearios-e-escada-de-acesso

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).