Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Posto Médico de Granho

Capa de cartão da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, contendo documentação textual e gráfica referente ao projeto de construção de um posto médico em Granho.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1976
Outras Referências
Cx.382, pt.1

Análise

Última Data Registada no Processo
1976.03.13
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Diogo Leite de Castro Arquiteto GAT Santarém 1976Pessoa
Síntese de Leitura

1976.03.13: Memória descritiva e justificativa referente ao projeto do posto médico do Granho, em Salvaterra de Magos, assinada pelo arquiteto Diogo Leite de Castro do Gabinete de Apoio Técnico às Autarquias Locais (GAT) de Santarém. O programa foi transmitido pela Comissão de Moradores do Granho, através da câmara municipal, integrando: gabinete médico, sala de pensos, sala de ginecologia, sala de contabilidade, sala de espera, arrumos, instalações sanitárias e hall. Propõe-se “um edifício de um só piso composto por 3 blocos modulados – sendo o central destinado a recepção, circulações e I.S. e os laterais destinados ao cumprimento do restante programa”. Justifica-se a solução de módulos para maior economia, por permitir a repetição de elementos e envolver uma estrutura resistente simples e racionalizada. Está acompanhada de desenhos de arquitetura: plantas (onde se verifica que um dos módulos laterais integra sala de espera, arrumos e sala da contabilidade, e o outro o gabinete médico, sala de pensos e sala de ginecologia; ao centro, no seguimento da entrada, localiza-se o hall que permite acesso às salas, bem como as instalações sanitárias) e alçados. O orçamento ascende a 642.700$00.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Posto Médico de Granho. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/55065/posto-medico-de-granho

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).