Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Casa do Povo de Muge, Distrito de Santarém, Concelho de Salvaterra de Magos

Capa de papel do Arquivo do Ministério das Corporações e Previdência Social – Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, com referência à Casa do Povo de Muge, distrito de Santarém, concelho de Salvaterra de Magos, contendo documentação textual.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Anos Início-Fim
1946-1962
Outras Referências
PT/ADSTR/AC/JCCP/00047, Cx. 24

Análise

Síntese de Leitura

1946.08.28: Relatório de inspeção à Casa do Povo de Muge. Uma nota manuscrita refere que já foi elaborado um projeto para o edifício sede, mas a obra só poderá ser incluída no plano de melhoramentos urbanos de 1950.

1959.04.16: Relatório assinado pelo subinspetor Armelim Nunes Tomaz. A Casa do Povo de Muge foi criada em 14 de maio de 1934, e por portaria de 22 de agosto de 1944 foi fusionada com a Associação de Socorros Mútuos Mutualidades Nuno Álvares (os sócios da Associação ingressaram na Casa do Povo). Os estatutos datam de 13 de novembro de 1944, sucedendo à criação da Casa do Povo de Glória. “A sede limita-se a dois compartimentos térreos, no edifício onde outrora funcionou a cadeia e cedidos graciosamente pela Casa Cadaval. O mobiliário é mais do que modesto. Quanto a ambiente é fora de dúvida que é bem aceite no meio, mercê da assistência que vem prestando. (…) A sede funciona única e exclusivamente como secretaria e com um horário um tanto ao quanto análogo ao das Repartições Públicas.”

1959.12.05: Ofício do delegado de Santarém do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP), António Amaral, relativo ao relatório de inspeção. Informa que está em construção a sede para o organismo “com boas condições para o desenvolvimento da vida associativa, cultural e recreativa.”

1962.07.11: Relatório de visita à Casa do Povo de Muge, elaborado pelo subinspetor Alberto Dias Póvoas. Aguarda-se a inauguração da nova sede, construída há meses. Ainda não está mobilada, o que poderá retardar ainda mais a sua utilização.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Muge, Distrito de Santarém, Concelho de Salvaterra de Magos. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/55418/casa-do-povo-de-muge-distrito-de-santarem-concelho-de-salvaterra-de-magos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).