Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Povo de Muge, Distrito de Santarém, Concelho de Salvaterra de Magos

Capa de papel do Arquivo do Ministério das Corporações e Previdência Social – Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, com referência à Casa do Povo de Muge, distrito de Santarém, concelho de Salvaterra de Magos, contendo documentação textual.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Archive / Library
Type of File
Start-End Years
1946-1962
Other References
PT/ADSTR/AC/JCCP/00047, Cx. 24

Analysis

Reading Note

1946.08.28: Relatório de inspeção à Casa do Povo de Muge. Uma nota manuscrita refere que já foi elaborado um projeto para o edifício sede, mas a obra só poderá ser incluída no plano de melhoramentos urbanos de 1950.

1959.04.16: Relatório assinado pelo subinspetor Armelim Nunes Tomaz. A Casa do Povo de Muge foi criada em 14 de maio de 1934, e por portaria de 22 de agosto de 1944 foi fusionada com a Associação de Socorros Mútuos Mutualidades Nuno Álvares (os sócios da Associação ingressaram na Casa do Povo). Os estatutos datam de 13 de novembro de 1944, sucedendo à criação da Casa do Povo de Glória. “A sede limita-se a dois compartimentos térreos, no edifício onde outrora funcionou a cadeia e cedidos graciosamente pela Casa Cadaval. O mobiliário é mais do que modesto. Quanto a ambiente é fora de dúvida que é bem aceite no meio, mercê da assistência que vem prestando. (…) A sede funciona única e exclusivamente como secretaria e com um horário um tanto ao quanto análogo ao das Repartições Públicas.”

1959.12.05: Ofício do delegado de Santarém do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP), António Amaral, relativo ao relatório de inspeção. Informa que está em construção a sede para o organismo “com boas condições para o desenvolvimento da vida associativa, cultural e recreativa.”

1962.07.11: Relatório de visita à Casa do Povo de Muge, elaborado pelo subinspetor Alberto Dias Póvoas. Aguarda-se a inauguração da nova sede, construída há meses. Ainda não está mobilada, o que poderá retardar ainda mais a sua utilização.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Muge, Distrito de Santarém, Concelho de Salvaterra de Magos. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/55418/casa-do-povo-de-muge-distrito-de-santarem-concelho-de-salvaterra-de-magos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).