Balneários Públicos na Mata da Misericórdia, ArganilInstalações Sanitárias Públicas, Arganil
Em 1963.05.28, o Engenheiro Civil Luís Alberto Figueiredo do Vale apresentou o projeto para a construção de Instalações Sanitárias Públicas em Arganil, com o intuito de substituir as instalações que funcionavam até então nos "baixos do edifício dos Paços do Concelho, entre repartições públicas" e que, deveriam dali ser retiradas "em virtude das obras de remodelação a levar a efeito naquele edifício" (Memória descritiva, AHCMA OM 151). Durante a processo de aprovação do projeto, os técnicos da Direção de Urbanização de Coimbra recomendaram alterações principalmente relacionadas à fachada do edifício.
Notas
O edifício está situado na entrada da vila, em terrenos pertencentes à Mata do Hospital junto à Estrada Nacional 342, entre o Teatro Alves Coelho e o Jardim público.
Os balneários públicos de Arganil foram construídos no mesmo período durante o qual foram construídas instalações congéneres em Pinhel e Miranda do Douro. São edifícios independentes e de acesso livre, construídos no entorno de outros equipamentos comunitários aos quais acabam por servir. Além destes balneários públicos existem outros na vila, situados no Paço Grande, ao lado da antiga Cadeia Comarcã, nas proximidades das escolas primárias do tipo Adães Bermudes e P3 e da cantina escolar D. Alice Jacob, que hoje abrigam outras valências.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, entre Junho e Outubro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Balneários Públicos na Mata da Misericórdia, Arganil. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1228/balnearios-publicos-na-mata-da-misericordia-arganil