Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sanitários Públicos, Miranda do DouroRetretes Públicas, Miranda do Douro

O primeiro projeto dos sanitários públicos localizados em anexo ao edifício dos Paços do Concelho de Miranda do Douro data de 1944. Este projeto não foi apreciado favoravelmente por nenhuma das entidades responsáveis, aparecendo repetidamente como maior entrave à sua execução as más condições em que se encontrava o atual edifício da Câmara Municipal. Um parecer de novembro de 1944 pela Comissão Municipal de Higiene Local começava por referir as más condições de conservação deste edifício e a sua necessária reparação, opinando que se deveria “garantir ao edifício instalações sanitárias próprias (…) e construir no local indicado, ou noutro que a Repartição de Urbanização destes Serviços julgue mais apropriado, instalações sanitárias para o público”. Um outro, de março de 1945, da Direção dos Serviços de Urbanização do Norte, considerava os sanitários bem localizados, referindo, no entanto, que a localização poderia deixar de fazer sentido, já que o edifício dos Paços do Concelho era muito pequeno e estava em péssimas condições, esperando-se que a Câmara Municipal de Miranda do Douro construísse um novo edifício em breve.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1945

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Rua de L Postigo, Miranda do Douro
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Sanitários Públicos, Miranda do Douro. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/5009/sanitarios-publicos-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).