Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), AlijóCadeia Comarcã, Alijó

O edifício onde se encontrava instalado, em 2023, o Posto da Guarda Nacional Republicana de Alijó, foi originalmente construído para albergar a Cadeia Comarcã da vila, em 1941. Um primeiro projeto para este edifício foi elaborado em 1933, cuja memória descritiva explicava a sua necessidade “pelas acanhadas dimensões [das instalações existentes] e pela circunstância de [aquelas estarem] em demasiada evidência num local que o público tem de frequentar resultando disso espectáculo pouco edificante; havendo ainda os inconvenientes da promiscuidade e a necessidade de alargamento dos serviços camarários pelo aproveitamento das salas que ora estão ocupadas em prisão”. A construção da Cadeia Comarcã começou em 1933, por iniciativa da Câmara Municipal de Alijó e sem autorização da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais que, em 1937, indicava que deveriam ser feitas alterações ao projeto. Embora já se encontrassem realizadas obras no valor de 239.877$00, incluindo “todos os alicerces e todo o pavimento em betão armado do pavimento do rés-do-chão com caixa de ar”, só em abril desse ano é que o Ministro da Justiça fixou a lotação a prever no projeto da Cadeia em 16 homens e 4 mulheres. Em dezembro de 1937 foi aprovado o projeto de conclusão da Cadeia Comarcã de Alijó, com orçamento de 393.970$22 e, em novembro de 1939, o orçamento de 84.500$00 para obras de conclusão e instalação do edifício.

Três anos após a sua construção, a Direção-Geral dos Edifícios Prisionais identificava já a necessidade de efetuar reparações em algumas dependências da Cadeia, que foram iniciadas no mesmo ano com orçamento da 18.591$00 e cofinanciamento do Ministério das Obras Públicas e da Câmara Municipal de Alijó.

Em maio de 1958, considerava-se “o estado da Cadeia (…) bastante precário (…) pelo manifesto desleixo e tratamento pouco cuidado a que o edifício foi sujeito durante muitos anos”. As novas obras de conservação e beneficiação foram adjudicadas, em 1958, por 240.500$00, dos quais 50% comparticipados pelo Estado e o restante a cargo da Câmara Municipal.

A transformação da Cadeia em Posto da GNR realizou-se a partir de 1984, com financiamento do Ministério da Administração Interna e da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
1941

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 4

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua do Pombal, Alijó
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Organização ˃ Justiça ˃ Cadeia ComarcãTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), Alijó. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/16550/posto-territorial-da-guarda-nacional-republicana-gnr-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).