Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), AlijóCadeia Comarcã, Alijó

O edifício onde hoje se encontra instalado o Posto da Guarda Nacional Republicana de Alijó foi originalmente construído para albergar a Cadeia Comarcã da vila, em 1941. Um primeiro projeto para este edifício foi elaborado em 1933, cuja memória descritiva explicava a sua necessidade “pelas acanhadas dimensões [das instalações existentes] e pela circunstância de [aquelas estarem] em demasiada evidência num local que o público tem de frequentar resultando disso espectáculo pouco edificante; havendo ainda os inconvenientes da promiscuidade e a necessidade de alargamento dos serviços camarários pelo aproveitamento das salas que ora estão ocupadas em prisão”. A construção da Cadeia Comarcã começou em 1933, por iniciativa da Câmara Municipal de Alijó e sem autorização da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais que, em 1937, indicava que deveriam ser feitas alterações ao projeto. Embora já se encontrassem realizadas obras no valor de 239.877$00, incluindo “todos os alicerces e todo o pavimento em betão armado do pavimento do rés-do-chão com caixa de ar”, só em abril desse ano é que o Ministro da Justiça fixou a lotação a prever no projeto da Cadeia em 16 homens e 4 mulheres. Em dezembro de 1937 foi aprovado o projeto de conclusão da Cadeia Comarcã de Alijó, com orçamento de 393.970$22 e, em novembro de 1939, o orçamento de 84.500$00 para obras de conclusão e instalação do edifício.

Três anos após a sua construção, a Direção-Geral dos Edifícios Prisionais identificava já a necessidade de efetuar reparações em algumas dependências da Cadeia, que foram iniciadas no mesmo ano com orçamento da 18.591$00 e cofinanciamento do Ministério das Obras Públicas e da Câmara Municipal de Alijó.

Em maio de 1958, considerava-se “o estado da Cadeia (…) bastante precário (…) pelo manifesto desleixo e tratamento pouco cuidado a que o edifício foi sujeito durante muitos anos”. As novas obras de conservação e beneficiação foram adjudicadas, em 1958, por 240.500$00, dos quais 50% comparticipados pelo Estado e o restante a cargo da Câmara Municipal.

A transformação da Cadeia em Posto da GNR realizou-se a partir de 1984, com financiamento do Ministério da Administração Interna e da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1941
Comunidad

Ubicación

Ubicación
Morada
Rua do Pombal, Alijó
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades 4

Documentación

Documentos 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), Alijó. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/16550/posto-territorial-da-guarda-nacional-republicana-gnr-alijo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).