Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Escola Básica do 1º CEB, Miranda do DouroEscola Preparatória, Miranda do Douro

Na primeira metade da década de 1970, começou-se a conceber, na Câmara Municipal de Miranda do Douro, um plano para o desenvolvimento da cidade fora das muralhas, através da construção de habitação e equipamentos coletivos na chamada zona da Terronha. Entre estes, incluía-se a Escola Preparatória de D. João III, que vinha substituir edifícios construídos provisoriamente, em sistema pré-fabricado, onde funcionava o Ciclo Preparatório. Para a realização deste plano, no início de 1974, a Câmara solicitou um empréstimo de 1 000.000$00 para a aquisição do Bairro da Terronha. Quatro anos mais tarde, o Relatório de Gerência de 1978 da Câmara Municipal de Miranda do Douro incluía, entre as despesas desse ano, a construção do Ciclo Preparatório, com aproximadamente 35.000$00 de receitas próprias. Previa-se, no mesmo relatório, que “no próximo Outubro as nossas crianças tenham, finalmente, instalações capazes e dignas”. No entanto, a placa existente junto à entrada da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Miranda do Douro, apresenta a data de 1982, que se supõe que corresponda à sua inauguração.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1982
Comunidade

Localização

Morada
Rua de José inácio Pinto
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PreparatóriaTipologia Funcional

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Com a aquisição dos terrenos do Bairro da Terronha, a Câmara Municipal de Miranda do Douro contribuía ativamente para a expansão da cidade para fora das muralhas, em direção a norte. Aqui, o novo edifício da Escola Preparatória implantou-se entre um aglomerado de casas mais antigas e a nova habitação a construir, nomeadamente um conjunto do Fundo de Fomento da Habitação. Assim, embora plenamente integrado no conjunto urbano de Miranda do Douro que se conhece em 2023, a instalação do Ciclo Preparatório fora das muralhas representava, no início da década de 1970, uma transformação na estratégia urbana da Câmara Municipal. Esta fazia-se sentir à população. Por exemplo, Margarida Nunes, então residente na cidade intra-muros, explicava: “Era muito longe ir para a escola, porque era de trás de todo este morro” - um morro hoje inexistente, transposto pela Avenida Varanda do Douro e o acesso à Estrada Nacional 218.

Documentação

Documentos 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e no testemunho de Margarida Nunes, recolhido com Ivonne Herrera em Miranda do Douro.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Básica do 1º CEB, Miranda do Douro. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1659/escola-basica-do-1-ceb-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).