Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Básica do 1º CEB, Miranda do DouroEscola Preparatória, Miranda do Douro

Na primeira metade da década de 1970, começou-se a conceber, na Câmara Municipal de Miranda do Douro, um plano para o desenvolvimento da cidade fora das muralhas, através da construção de habitação e equipamentos coletivos na chamada zona da Terronha. Entre estes, incluía-se a Escola Preparatória de D. João III, que vinha substituir edifícios construídos provisoriamente, em sistema pré-fabricado, onde funcionava o Ciclo Preparatório. Para a realização deste plano, no início de 1974, a Câmara solicitou um empréstimo de 1 000.000$00 para a aquisição do Bairro da Terronha. Quatro anos mais tarde, o Relatório de Gerência de 1978 da Câmara Municipal de Miranda do Douro incluía, entre as despesas desse ano, a construção do Ciclo Preparatório, com aproximadamente 35.000$00 de receitas próprias. Previa-se, no mesmo relatório, que “no próximo Outubro as nossas crianças tenham, finalmente, instalações capazes e dignas”. No entanto, a placa existente junto à entrada da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Miranda do Douro, apresenta a data de 1982, que se supõe que corresponda à sua inauguração.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1982
Community

Location

Address
Rua de José inácio Pinto
Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Original Use
Education ˃ Middle SchoolFunctional Typology

Chronology of Activities

Activities

Brief Description

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Com a aquisição dos terrenos do Bairro da Terronha, a Câmara Municipal de Miranda do Douro contribuía ativamente para a expansão da cidade para fora das muralhas, em direção a norte. Aqui, o novo edifício da Escola Preparatória implantou-se entre um aglomerado de casas mais antigas e a nova habitação a construir, nomeadamente um conjunto do Fundo de Fomento da Habitação. Assim, embora plenamente integrado no conjunto urbano de Miranda do Douro que se conhece em 2023, a instalação do Ciclo Preparatório fora das muralhas representava, no início da década de 1970, uma transformação na estratégia urbana da Câmara Municipal. Esta fazia-se sentir à população. Por exemplo, Margarida Nunes, então residente na cidade intra-muros, explicava: “Era muito longe ir para a escola, porque era de trás de todo este morro” - um morro hoje inexistente, transposto pela Avenida Varanda do Douro e o acesso à Estrada Nacional 218.

Documentation

Documents 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e no testemunho de Margarida Nunes, recolhido com Ivonne Herrera em Miranda do Douro.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Básica do 1º CEB, Miranda do Douro. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1659/escola-basica-do-1-ceb-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).