Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Lar de Terceira Idade, Miranda do Douro

O Lar de Terceira Idade de Miranda do Douro foi construído em terreno contíguo à Igreja da Misericórdia, durante a Provedoria de Mário Simão, na década de 1970. Foi ampliado na década seguinte, com uma comparticipação de 50.000.000 escudos do Ministério da Assistência Social. (Mourinho 2012).

Vários testemunhos recolhidos em Miranda do Douro notam que o Lar, na altura da sua inauguração, proporcionava muito boas condições a utentes que lá entravam ainda com boas capacidades físicas e mentais, e aí mantinham a sua autonomia. “Eles vinham para aqui, mas eles viviam”, diz-nos um testemunho anónimo (16 de junho de 2023). As características do edifício apoiavam esta vida. Os quartos eram amplos, com divisão destinada a despensa pessoal dos utentes e com varandas - abertas sobre a paisagem do planalto mirandês ou sobre um pequeno jardim interior - com floreiras integradas nas guardas, onde os utentes cuidavam das suas próprias plantas, por vezes ervas aromáticas. O jardim interior do Lar proporcionava um espaço de estar, antigamente muito utilizado pelos utentes.

A maioria dos testemunhos recolhidos carrega a mesma interrogação: Como foi possível construir um grande edifício em betão dentro da zona non aedificandi de Miranda intramuros, como definida por Portaria de 9 de julho de 1957? Manuela Ruivo conta que se recorda de conversas e textos do pai, vereador da Câmara Municipal de Miranda do Douro na segunda metade da década de 1970, que referiam a “luta imensa que foi, de facto, com os Monumentos Nacionais, por causa da construção do Lar de Terceira Idade. De facto, a cidade queria o Lar” (testemunho na iniciativa Cumbersas ne l Arquibo: Arquitetura Aqui em Miranda do Douro, 16 de junho de 2023). Outro testemunho complementa, “Na altura fez-se acreditar que o Lar de Terceira Idade de Miranda do Douro era um hotel de 5 estrelas.”

Em 2023, por desadequação das instalações às necessidades do Lar, planeava-se a construção de um novo edifício, fora da zona muralhada da cidade.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1970

Localização

Comunidade
Morada
Rua Rainha Dona Catarina, Miranda do Douro
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras 6

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera e foi reunida através de diferentes fontes documentais e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Miranda do Douro. Conta com os testemunhos de Margarida Nunes e Manuela Ruivo, assim como de outras pessoas, que permanecem anónimas, entre elas os vários participantes do evento Cumbersas ne l Arquibo, realizado em 16 de junho em 2023 com a colaboração do Arquivo Municipal de Miranda do Douro, sobre o tema Arquitetura Aqui em Miranda do Douro: O Arquivo Vivo da Nossa Memória. Inclui ainda informação patente no espólio fotográfico de Amadeu Pereira Leite, cedido pelos filhos, e recolhido pela neta Lara Leite.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Lar de Terceira Idade, Miranda do Douro. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1693/lar-de-terceira-idade-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).