Escola Primária de Sarnadela, Arganil
Inaugurada em 29 de Maio de 1955, a Escola Primária de Sarnadela foi mandada construir pela Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Pombeiro da Beira, financiada pelos beneméritos da terra e projetada pelo arquitecto Eugénio Correia.
De acordo com José Antonio Bandeirinha, no verbete sobre a obra que faz parte do inventário produzido pelo DoCoMoMo Ibérico, esta escola surge em consequência da decisão de 1954 que transferiu a responsabilidade de construir escolas para as Câmaras Municipais. Esta descentralização teria dado a arquitetos mais jovens a oportunidade de libertar-se dos "modelos tipos desenvolvidos no âmbito do programa de construções escolares do Ministério das Obras Públicas", o que acabou por permitir algum grau de liberdade ao arquiteto Eugénio Correia para estruturar o programa, que conta com seções de "ensino de artes e ofícios e agricultura" e que se traduz no projeto de arquitetura desta escola. Seu projeto sui generis reflete, ainda segundo Bandeirinha, melhores condições de ensino inspiradas em realizações semelhantes em outros países europeus:
"Moldeada a partir de sus congéneres dispersas por el norte de Europa, donde la instrucción está muy adelantada, tendría todas las condiciones higiénicas y pedagógicas y estaría, además, "dotada del material didáctico necesario para la enseñanza, así como de cantina, calefacción y parque de recreo". (Bandeirinha in DoCoMoMo Ibérico)
Notas
"Eugénio Correia proyecta una escuela de forma curva, con una cubierta plana inclinada apoyada en tres expresivos planos construidos con ladrillo. Éstos conforman unas láminas que definen las diferentes áreas de la escuela. La levedad de este gesto se ve reforzada por la transparencia de los grandes ventanales de las aulas y de los elementos de celosía de hormigón que animan la zona cubierta de recreo." (Bandeirinha in DoCoMoMo Ibérico).
Algumas pessoas participantes no evento “Memórias Fotográficas de Arganil” (realizado em setembro de 2023 na Biblioteca Municipal de Arganil), lembram-se de que antes deste edifício ser construído, existia ali uma capela que foi demolida. Um participante salienta que estava previsto aproveitar todas as pedras para ser reconstruída a capela em outro local. Outros participantes afirmam que a capela existia ainda no ano 1973. E uma outra participante menciona que era uma escola ampla sem paredes e “a gente fazia paredes de uma sala para a outra”. Segundo esta participante, o modelo da escola “foi copiado, ou foi dos países do Norte, ou da Inglaterra”.
A escola integra um conjunto de equipamentos públicos em torno da pequena praça em torno do busto do Comendador Lopes Ferreira, benemérito local pertencente à freguesia de Pombeiro da Beira, responsável pela realização da escola, do posto médico e da residência da enfermeira-parteira, utilizada também como casa da professora da escola primária. Estas obras, juntamente com a Casa de Convívio de Sarnadela, parecem ter estruturado um núcleo urbano para esta localidade, nos tempos em que estes edifícios, hoje devolutos, eram utilizados pela população.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Fórum
Documentação
A informação constante desta página é fruto do trabalho de Diego Inglez
de Souza e Ivonne Herrera Pineda e foi reunida através de fontes
documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Arganil. Conta ainda com a preciosa informação
partilhada pelos vários participantes do evento “Memórias Fotográficas
de Arganil” realizado em setembro de 2023 na Biblioteca Municipal de
Arganil, com a colaboração do Arquivo Municipal de Arganil e a
Biblioteca Municipal de Arganil, sobre o tema dos edifícios públicos do
século XX de Arganil. Atividade facilitada pelos investigadores Ivonne
Herrera Pineda e Diego Inglez de Souza.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária de Sarnadela, Arganil. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1797/escola-primaria-de-sarnadela-arganil