Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Novo Espaço Multirecreativo de Nossa Senhora da Graça do Divor, ÉvoraLavadouro e Balneário Públicos, Graça do Divor, Évora

O projeto do Lavadouro e Balneário Públicos da Graça do Divor inclui-se num conjunto de equipamentos deste tipo promovidos pela Câmara Municipal de Évora (CME) em 1965, com a comparticipação e apreciação técnica do Estado (Ministério das Obras Públicas / Direção-Geral dos Serviços de Urbanização), para as localidades de Graça do Divor, São Manços, São Sebastião da Giesteira e Guadalupe.

O antigo edifício do Lavadouro e Balneário Públicos da Graça do Divor localiza-se na zona poente da localidade, perto da Estrada Regional ER370 (ou EN370), implantando-se na Travessa do Lavadouro, sendo também acessível através da Rua da Liberdade e da Rua 9 de Janeiro. A sua localização ficou a dever-se à proximidade de um poço do qual se retiraria a água necessária ao seu funcionamento. No entanto, a apreciação técnica da Repartição de Abastecimentos de Água (Direção dos Serviços de Salubridade / Direção-Geral dos Serviços de Urbanização) conduziu o projeto no sentido de se aproveitar para este equipamento a rede de abastecimento de água à povoação, então em vias de concretização pela CME.

A construção destes equipamentos, seguindo um projeto-tipo elaborado pela Repartição Técnica da CME, foi justificada pela sua ausência nas localidades referidas e pelas necessidades prementes da população. O presente lavadouro-balneário incluiu-se, também, no processo de abastecimento de água à povoação da Graça do Divor, e foi realizado ao abrigo do Plano Comemorativo de 1966, com financiamento do Fundo de Desemprego (75%) e da CME (25%). A obra foi concluída em agosto de 1966.

Nos primeiros meses de 2022, o lavadouro-balneário da Graça do Divor foi convertido em espaço cultural pela CME, num investimento de 13.000€. A ação de requalificação consistiu na renovação integral do interior do edifício – incluindo a abertura de novas janelas, a criação de novas instalações sanitárias, a demolição dos tanques de lavagem e a colocação de um novo pavimento – transformando-o, segundo a autarquia, num espaço de características multifuncionais, embora com vocação para eventos culturais de pequena dimensão. A sua inauguração foi a 25 de abril de 2022, com uma exposição dedicada à Freguesia da Graça do Divor, intitulada “A nossa aldeia, as nossas gentes”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1966.08.31

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua 9 de Janeiro / Travessa do Lavadouro, Graça do Divor, Évora
Distrito Histórico (PT)
ÉvoraDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações
Proprietário

A informação constante desta página foi coligida por João Cardim, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Novo Espaço Multirecreativo de Nossa Senhora da Graça do Divor, Évora. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/18481/novo-espaco-multirecreativo-de-nossa-senhora-da-graca-do-divor-evora

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).