Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Novo Espaço Multirecreativo de Nossa Senhora da Graça do Divor, ÉvoraLavadouro e Balneário Públicos, Graça do Divor, Évora

O projeto do Lavadouro e Balneário Públicos da Graça do Divor inclui-se num conjunto de equipamentos deste tipo promovidos pela Câmara Municipal de Évora (CME) em 1965, com a comparticipação e apreciação técnica do Estado (Ministério das Obras Públicas / Direção-Geral dos Serviços de Urbanização), para as localidades de Graça do Divor, São Manços, São Sebastião da Giesteira e Guadalupe.

O antigo edifício do Lavadouro e Balneário Públicos da Graça do Divor localiza-se na zona poente da localidade, perto da Estrada Regional ER370 (ou EN370), implantando-se na Travessa do Lavadouro, sendo também acessível através da Rua da Liberdade e da Rua 9 de Janeiro. A sua localização ficou a dever-se à proximidade de um poço do qual se retiraria a água necessária ao seu funcionamento. No entanto, a apreciação técnica da Repartição de Abastecimentos de Água (Direção dos Serviços de Salubridade / Direção-Geral dos Serviços de Urbanização) conduziu o projeto no sentido de se aproveitar para este equipamento a rede de abastecimento de água à povoação, então em vias de concretização pela CME.

A construção destes equipamentos, seguindo um projeto-tipo elaborado pela Repartição Técnica da CME, foi justificada pela sua ausência nas localidades referidas e pelas necessidades prementes da população. O presente lavadouro-balneário incluiu-se, também, no processo de abastecimento de água à povoação da Graça do Divor, e foi realizado ao abrigo do Plano Comemorativo de 1966, com financiamento do Fundo de Desemprego (75%) e da CME (25%). A obra foi concluída em agosto de 1966.

Nos primeiros meses de 2022, o lavadouro-balneário da Graça do Divor foi convertido em espaço cultural pela CME, num investimento de 13.000€. A ação de requalificação consistiu na renovação integral do interior do edifício – incluindo a abertura de novas janelas, a criação de novas instalações sanitárias, a demolição dos tanques de lavagem e a colocação de um novo pavimento – transformando-o, segundo a autarquia, num espaço de características multifuncionais, embora com vocação para eventos culturais de pequena dimensão. A sua inauguração foi a 25 de abril de 2022, com uma exposição dedicada à Freguesia da Graça do Divor, intitulada “A nossa aldeia, as nossas gentes”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1966.08.31
Programme

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Address
Rua 9 de Janeiro / Travessa do Lavadouro, Graça do Divor, Évora
Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida por João Cardim, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Novo Espaço Multirecreativo de Nossa Senhora da Graça do Divor, Évora. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/18481/novo-espaco-multirecreativo-de-nossa-senhora-da-graca-do-divor-evora

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).