Posto Fixo de Fiscalização da Polícia de Viação e Trânsito (PVT), Bragança
O processo que levou à construção do Posto Fixo de Fiscalização da Polícia de Viação e Trânsito, em Bragança, remonta a 1948, altura em que a Junta Autónoma das Estradas aprovou a expropriação do terreno necessário. No entanto, em novembro de 1962 a construção do posto ainda não tinha avançado e a Direção-Geral de Transportes Terrestres definia-o como uma prioridade primária, seguida de moradias para a guarnição do mesmo.
O terreno escolhido décadas antes funcionou como entrave ao arranque do projeto. Em agosto de 1963, a Direção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais informava a Junta Autónoma de Estadas que o custo estimado do Posto, devido à extensão dos trabalhos a realizar no terreno, era de 517.250$00 – valor que se considerava “de tal forma elevado que parece impor-se procurar solução diferente”. Como resposta, a Junta Autónoma das Estradas propôs, em outubro do mesmo mês, dois locais alternativos para a construção do Posto, sendo um claramente mais económico que o outro, mas pior do ponto de vista rodoviário.
O anteprojeto aprovado em julho de 1964 tinha um custo previsto substancialmente mais baixo, totalizando 230.000$00.
A obra terá avançado entre esta data e maio de 1965, altura em que foi apresentado um projeto para a 2.ª fase de construção do Posto, que incluía trabalhos de esgoto, abastecimentos de água e energia elétrica, de construção civil para colocação da báscula e de arranjo dos terrenos anexos, e previa a despesa de 53.400$00.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Fórum
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Posto Fixo de Fiscalização da Polícia de Viação e Trânsito (PVT), Bragança. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1858/posto-fixo-de-fiscalizacao-da-policia-de-viacao-e-transito-pvt-braganca