Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor
O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor foi construído por iniciativa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor dado que as instalações em que esta associação executava as suas funções apresentavam condições bastante precárias.
Assim, tanto quanto a documentação permite compreender o processo de construção do novo quartel inicia-se em julho de 1978, com a apresentação de um projeto elaborado pelo Arq. Jaime Dias de Azevedo e pelo Eng.º Civil João de Andrade Correia.
Ness mesma data, é formalizado o pedido de apoio financeiro ao Estado para a realização da obra.
O projeto definitivo viria a ser aprovado em outubro de 1979, por despacho da Direção Geral do Equipamento Regional e Urbano, com um orçamento total que viria a ascender a 10.130.000$00.
Em novembro de 1979, é autorizada uma comparticipação do Estado no valor de 8.104.000$00.
Nesse sentido, a obra viria a ser adjudicada ao empreiteiro António Francisco Rosa, em fevereiro de 1980, pelo valor de 10.130.000$00.
A 18.03.1980 dá-se início aos trabalhos de construção do novo quartel.
Os trabalhos seriam concluídos a 18.08.1982.
Contudo, a obra só seria definitivamente entregue em outubro de 1983.
Análise
O programa do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor foi distribuído em 2 pisos e estabelecido de acordo com as normas da Direção Geral dos Serviços de Urbanização e do parecer da C.N.S.I.
O piso 1, em rés-do-chão, dispunha do quartel e da residência permanente. O quartel constituía-se por: parque de viaturas; arrecadações para ferramentas e combustíveis; secretaria e arquivo; posto de socorros; cabine telefónica; gabinete do comando; camarata; sala de estar do pessoal; refeitório; vestiário; balneários e instalações sanitárias; arrecadação para material; e Casa-Escola. A residência permanente constituía-se por: sala comum; 3 quartos; cozinha; e instalações sanitárias.
O piso 2, em 1.º andar, dispunha da parte associativa da associação composta por: sala de reuniões; vestiário; secretaria; biblioteca; gabinete da direção; sala de jogos e bar; e instalações sanitárias.
A distribuição dos núcleos funcionais foi pensada para garantir a necessária independência de cada um destes, embora estivesse assegurada a adequada interrelação entre eles.
Os acessos tiveram em atenção a garantia da melhor acessibilidade possível.
Os alçados foram estudados de forma a assegurar a harmonia arquitetónica do conjunto, apesar da sua simplicidade, caracterizando-se por um jogo de planos que lhes confere plasticidade através do claro-escuro permitido pelas sombras.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/19918/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-ponte-de-sor