Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro da Casa do Povo de Favaios, Alijó

O Bairro da Casa do Povo de Favaios foi construído por iniciativa conjunta das Casa do Povo e Junta de Freguesia de Favaios. Em 1953, um relatório de inspeção à Casa do Povo de Favaios descrevia a intenção destas entidades de construir "um bairro social para trabalhadores, para o que já [dispunham] de um terreno com 17.000 m2", vindo assim responder às necessidades sentidas numa freguesia onde "o trabalhador [habitava], em regra, em casas alugadas (30$00 o valor da renda média), em péssimas condições de higiene e conforto".

Para a construção do Bairro da Casa do Povo de Favaios, a Junta de Freguesia foi dotada de 15.000$00 pelo Fundo de Desemprego.

A placa comemorativa colocada no Bairro indica que este foi inaugurado a 15 de julho de 1957, tendo sido construído, segundo informação constante do Mapa da Habitação, de acordo com projeto dos arquitetos Octávio Lixa Filgueiras e Alcino Soutinho.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1957

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Bairro da Casa do Povo
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)

Estado e Utilização

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Casa do Povo de Favaios, Alijó. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2013/bairro-da-casa-do-povo-de-favaios-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).