Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Fortios, Portalegre

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção da Sede da Junta de Freguesia de Fortios ter-se-á iniciado em 1955 com a formalização do pedido de apoio financiero ao Estado para a execução da obra.

Inicialmente previa-se a construção de um edifício idêntico à Sede da Junta de Freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, facto que acabou por não se verificar - tendo a intenção de construção da sede sido abandonada em abril de 1960.

Seria em junho de 1977, que a Câmara Municipal de Portalegre, atendendo às deficientes condições em que o serviço da Junta de Freguesia de Fortios funcionava, apresentaria um projeto para a construção da sede.

O projeto, elaborado pelo Arq. Jaime Dias de Azevedo, seria aprovado pelo Gabinete Coordenador das Obras Municipais do Distrito de Portalegre em setembro de 1977 - com um orçamento previsto de cerca de 850.000$00, ao qual corresponderia uma comparticipação no valor de 800.000$00.

A obra seria adjudicada em abril de 1978 à firma Emílio Castro, Lda. pelo valor de 1.222.000$00.

Os trabalhos iniciar-se-iam julho de 1978, não sendo possível auferir a data da sua conclusão.

Em 2024, o edifício mantém as suas funções, pese embora já tenha sofrido alterçaões significativas ao projeto original - como a construção de um 2.º piso recuado.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1978
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

A Sede da Junta de Freguesia de Fortios correspondia, na sua origem, a um programa definido por hall, gabinete, secretaria, arquivo, sala de jogos, sala das sessões da assembleia, arrecadação e instalações sanitárias.

A distribuição procurava obedecer a um critério de interligação entre as diferentes áreas, pese embora assegurando a independência funcional de cada um dos elementos. 

Os alçados tinham originalmente um tratamento plástico marcado pelo tratamento dos vãos com moldura e pelos diferentes planos, que hoje parece já não existir.

Nas últimas décadas, o edifício foi alvo de intervenções significativas que alteraram significativamente o seu aspeto inicial - tais como a construção de um 2.º piso, recuado.

Assunto

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Largo da Boavista
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário
Utilizador

Materiais e Tecnologias

Estrutura
Betão ArmadoMateriais Construção
Construção
Alvenaria de TijoloMateriais Construção

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Fortios, Portalegre. Acedido em 23/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/20467/edificio-sede-da-junta-de-freguesia-de-fortios-portalegre

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).