Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Fortios, Portalegre

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção da Sede da Junta de Freguesia de Fortios ter-se-á iniciado em 1955 com a formalização do pedido de apoio financiero ao Estado para a execução da obra.

Inicialmente previa-se a construção de um edifício idêntico à Sede da Junta de Freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, facto que acabou por não se verificar - tendo a intenção de construção da sede sido abandonada em abril de 1960.

Seria em junho de 1977, que a Câmara Municipal de Portalegre, atendendo às deficientes condições em que o serviço da Junta de Freguesia de Fortios funcionava, apresentaria um projeto para a construção da sede.

O projeto, elaborado pelo Arq. Jaime Dias de Azevedo, seria aprovado pelo Gabinete Coordenador das Obras Municipais do Distrito de Portalegre em setembro de 1977 - com um orçamento previsto de cerca de 850.000$00, ao qual corresponderia uma comparticipação no valor de 800.000$00.

A obra seria adjudicada em abril de 1978 à firma Emílio Castro, Lda. pelo valor de 1.222.000$00.

Os trabalhos iniciar-se-iam julho de 1978, não sendo possível auferir a data da sua conclusão.

Em 2024, o edifício mantém as suas funções, pese embora já tenha sofrido alterçaões significativas ao projeto original - como a construção de um 2.º piso recuado.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1978
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A Sede da Junta de Freguesia de Fortios correspondia, na sua origem, a um programa definido por hall, gabinete, secretaria, arquivo, sala de jogos, sala das sessões da assembleia, arrecadação e instalações sanitárias.

A distribuição procurava obedecer a um critério de interligação entre as diferentes áreas, pese embora assegurando a independência funcional de cada um dos elementos. 

Os alçados tinham originalmente um tratamento plástico marcado pelo tratamento dos vãos com moldura e pelos diferentes planos, que hoje parece já não existir.

Nas últimas décadas, o edifício foi alvo de intervenções significativas que alteraram significativamente o seu aspeto inicial - tais como a construção de um 2.º piso, recuado.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Largo da Boavista
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
Alvenaria de TijoloBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Fortios, Portalegre. Accessed on 23/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/20467/edificio-sede-da-junta-de-freguesia-de-fortios-portalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).