Tribunal Judicial de PinhelPalácio de Justiça de Pinhel
De acordo com um testemunho local, o arquiteto que projetou o mercado foi presidente da Câmara Municipal de Pinhel. Fez vários projetos: o mercado, os bombeiros, o tribunal.
Laurindo Monteiro, diretor do Museu de Pinhel, em conversa em junho de 2023 confirma que o atual edifício do Tribunal foi projetado por um arquiteto local, José Duarte Madeira, que foi Presidente da Câmara. Ele faz o primeiro traçado urbanístico de Pinhel, em termos de expansão da cidade.
Notas
Também de acordo com Laurindo Monteiro, antes do atual edifício, o tribunal e a cadeia estavam no antigo convento (que é onde funciona agora a paróquia). O tribunal de Pinhel não tem cadeia, só tem uma cela provisória. Começaram a construir a cadeia, mas nunca foi concluída. Entretanto foi construída a cadeia do sanatório da Guarda, que era para doentes de tuberculose. Laurindo também afirma que onde está o atual edifício do Tribunal havia uma escola, que era a escola do Conde Ferreira.
Localização
Estado e Utilização
Documentação
Este edifício foi fotografado por Diego Inglez de Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. Sobre este edifício, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em junho de 2023.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Tribunal Judicial de Pinhel. Acedido em 24/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2218/tribunal-judicial-de-pinhel