Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Tribunal Judicial de PinhelPalácio de Justiça de Pinhel

De acordo com um testemunho local, o arquiteto que projetou o mercado foi presidente da Câmara Municipal de Pinhel. Fez vários projetos: o mercado, os bombeiros, o tribunal.

Laurindo Monteiro, diretor do Museu de Pinhel, em conversa em junho de 2023 confirma que o atual edifício do Tribunal foi projetado por um arquiteto local, José Duarte Madeira, que foi Presidente da Câmara. Ele faz o primeiro traçado urbanístico de Pinhel, em termos de expansão da cidade.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Comunidade

Localização

Localização
Lugar
Pinhel
Morada
Avenida Frederico Ulrich
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Utilizador

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Também de acordo com Laurindo Monteiro, antes do atual edifício, o tribunal e a cadeia estavam no antigo convento (que é onde funciona agora a paróquia). O tribunal de Pinhel não tem cadeia, só tem uma cela provisória. Começaram a construir a cadeia, mas nunca foi concluída. Entretanto foi construída a cadeia do sanatório da Guarda, que era para doentes de tuberculose. Laurindo também afirma que onde está o atual edifício do Tribunal havia uma escola, que era a escola do Conde Ferreira.

Documentação

Documentos

Este edifício foi fotografado por Diego Souza durante uma visita de trabalho de campo a Pinhel, em dezembro de 2022. 

A recolha e incorporação de testemunho orais foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base em conversas mantidas em Pinhel em abril e junho de 2023 e realizadas em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Tribunal Judicial de Pinhel. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2218/tribunal-judicial-de-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).