Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Tribunal Judicial de PinhelPalácio de Justiça de Pinhel

De acordo com um testemunho local, o arquiteto que projetou o mercado foi presidente da Câmara Municipal de Pinhel. Fez vários projetos: o mercado, os bombeiros, o tribunal.

Laurindo Monteiro, diretor do Museu de Pinhel, em conversa em junho de 2023 confirma que o atual edifício do Tribunal foi projetado por um arquiteto local, José Duarte Madeira, que foi Presidente da Câmara. Ele faz o primeiro traçado urbanístico de Pinhel, em termos de expansão da cidade.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Também de acordo com Laurindo Monteiro, antes do atual edifício, o tribunal e a cadeia estavam no antigo convento (que é onde funciona agora a paróquia). O tribunal de Pinhel não tem cadeia, só tem uma cela provisória. Começaram a construir a cadeia, mas nunca foi concluída. Entretanto foi construída a cadeia do sanatório da Guarda, que era para doentes de tuberculose. Laurindo também afirma que onde está o atual edifício do Tribunal havia uma escola, que era a escola do Conde Ferreira.

Location

Community
Location
Hamlet
Pinhel
Address
Avenida Frederico Ulrich
Former Distrito (PT)
GuardaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Organization ˃ Justice ˃ CourthouseFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work
User

Documentation

Records & Readings

Este edifício foi fotografado por Diego Inglez de Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. Sobre este edifício, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em junho de 2023.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Tribunal Judicial de Pinhel. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2218/tribunal-judicial-de-pinhel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).