Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Mercado Municipal, Pinhel

O edifício do Mercado Municipal de Pinhel, identificado e fotografado no contexto da iniciativa Arquitectura Aqui em dezembro de 2022, foi demolido no primeiro trimestre de 2024.

A ideia de demolição já foi conhecida por nós em abril de 2023. Através de uma conversa com um habitante de Pinhel soubemos que a Câmara Municipal de Pinhel planeava demolir o mercado municipal. Segundo este testemunho (abril, 2023), a estrutura do mercado a demolir era de betão armado.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
c. 1990 [atr.]
Comunidade

Localização

Localização
Lugar
Pinhel
Morada
Rua da República, 95
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Outras Utilizações

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

De acordo com um testemunho local em abril de 2023, a dimensão do edifício foi uma das razões para a sua demolição.

A dimensão do mercado foi também um dos aspetos destacados durante o encontro “Memórias da Casa do Povo de Pinhel” realizado em outubro de 2023. Vários participantes apontaram que o mercado municipal de Pinhel e a Casa do Povo de Pinhel, ambos desenhados pelo mesmo arquiteto, foram dois equipamentos de grande singularidade que trouxeram modernidade para uma cidade como Pinhel.

- Artur Pardalejo: "O mercado, que agora querem deitar abaixo, também é uma coisa megalómana. Para a cidade, não é? O projeto também é dele [do arquiteto Madeira] Ele tem… pensava em grande!"

- Laurindo Monteiro: "Ele [ao falar do arquiteto] tem... tem um traço... É inovador para a altura".

- Artur Pardalejo: "Sim, para a altura era".

- Laurindo Monteiro: "Para a altura era inovador. Mas, como dizia o Sr. Artur, era algo... esta casa [Casa do Povo], para a década de 50... Isto era um palácio! Total".

Fórum

Documentação

Documentos

Este edifício foi identificado por Diego Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. 

A recolha e incorporação de testemunhos orais foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base em conversas e num encontro público e coletivo realizado em outubro de 2023.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Pinhel. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2227/mercado-municipal-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).