Mercado Municipal, Pinhel
O edifício do Mercado Municipal de Pinhel, identificado e fotografado no contexto da iniciativa Arquitectura Aqui em dezembro de 2022, foi demolido no primeiro trimestre de 2024.
A demolição do edifício do mercado municipal de Pinhel já havia sido mencionada por funcionários da Câmara Municipal durante conversas informais em abril de 2023. Também o testemunho dos habitantes de Pinhel confirmam os planos da Câmara Municipal de Pinhel para demolir o mercado municipal e reconstruir um novo mercado no local. Segundo este testemunho (abril, 2023), a estrutura do mercado a demolir era de betão armado.
Análisis
De acordo com um testemunho local em abril de 2023, a dimensão do edifício foi uma das razões para a sua demolição.
A dimensão do mercado foi também um dos aspetos destacados durante o encontro “Memórias da Casa do Povo de Pinhel” realizado em outubro de 2023. Vários participantes apontaram que o mercado municipal de Pinhel e a Casa do Povo de Pinhel, ambos desenhados pelo mesmo arquiteto, foram dois equipamentos de grande singularidade que trouxeram modernidade para uma cidade como Pinhel.
- Artur Pardalejo: "O mercado, que agora querem deitar abaixo, também é uma coisa megalómana. Para a cidade, não é? O projeto também é dele [do arquiteto Madeira] Ele tem… pensava em grande!"
- Laurindo Monteiro: "Ele [ao falar do arquiteto] tem... tem um traço... É inovador para a altura".
- Artur Pardalejo: "Sim, para a altura era".
- Laurindo Monteiro: "Para a altura era inovador. Mas, como dizia o Sr. Artur, era algo... esta casa [Casa do Povo], para a década de 50... Isto era um palácio! Total".
Ubicación
Estado y Utilización
Fórum
Documentación
Este edifício foi identificado por Diego Inglez de Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. Sobre este edifício foram recolhidos testemunhos orais em abril de 2023. Conta ainda com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes do encontro "Memórias da Casa do Povo de Pinhel", realizado em outubro de 2023, Laurindo Monteiro, Artur Pardalejo e algumas pessoas que permanecem anónimas, a quem muito agradecemos.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Pinhel. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2227/mercado-municipal-pinhel