Bairro da Casa do Povo de Pinhel
Carlos Videira, presidente da Casa do Povo de Pinhel, declarou durante conversa em 2023 que, após o 25 de Abril de 1974, foi criado um bairro social com 10 casas, conforme a função assistencial que tinha a Casa do Povo de Pinhel. Os moradores pagavam até aquele momento uma renda, considerada por ele muito baixa. Estas rendas, de acordo com o seu testemunho, não são suficientes para a Casa do Povo, enquanto instituição, fazer face à manutenção e prevenção da degradação dos edifícios. Salienta a necessidade das rendas serem razoáveis e conforme a economia atual. Desta forma, poderiam contribuir para a manutenção do edifício.
Segundo o mesmo testemunho, este bairro surgiu como resposta a condições socioeconómicas que hoje são diferentes. A Casa do Povo já não tem a função assistencial que tinha na altura, uma vez que essa função foi progressivamente assumida pelas câmaras municipais.
Análise
No terreno contíguo ao ocupado pelo Bairro da Casa do Povo de Pinhel, de acordo com testemunhos colhidos durante o evento realizado na sede da Casa do Povo de Pinhel, teria existido um outro bairro social, possivelmente um bairro de casas para famílias pobres construído nos primórdios do Estado Novo, do qual restam poucas unidades, tendo a maioria das casas sido demolidas para dar lugar a novos edifícios.
As 10 casas distribuem-se em cinco blocos de casas geminadas, implantadas no entorno do Parque Municipal, construído recentemente, que ocupou o terreno então ocupado por um campo de futebol que teve algum dinamismo e que funcionava em coordenação com as atividades da Casa do Povo de Pinhel, também instalada nas proximidades deste Parque.
Localização
Estado e Utilização
Documentação
Este conjunto foi detetado e fotografado por Diego Souza e Catarina Ruivo durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização. Sobre o mesmo foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda em outubro de 2023.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Casa do Povo de Pinhel. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2229/bairro-da-casa-do-povo-de-pinhel