Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro da Casa do Povo de Pinhel

De acordo com Carlos Videira, presidente da Casa do Povo de Pinhel, em conversa mantida em 2023: após o 25 de Abril, foi criado um bairro social com 10 casas, conforme a função assistencial que tinha a Casa do Povo de Pinhel. Os moradores têm de pagar uma renda, que é muito baixa. No entanto, estas rendas não são suficientes para a Casa do Povo, enquanto instituição, fazer face à manutenção e prevenção da degradação dos edifícios. Salienta a necessidade de as rendas serem razoáveis e conforme a economia atual. Desta forma, poderiam contribuir para a manutenção do edifício.

Segundo o mesmo testemunho, este bairro surgiu como resposta a condições socioeconómicas que hoje são diferentes. A Casa do Povo já não tem a função assistencial que tinha na altura, agora essa função é responsabilidade das câmaras municipais.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
post. 1974

Location

Community
Location
Hamlet
Pinhel
Address
Rua Direita, 80-92
Former Distrito (PT)
GuardaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings 2

Este conjunto foi detetado e fotografado por Diego Souza e Catarina Ruivo durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização. Sobre o mesmo foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda em outubro de 2023.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Casa do Povo de Pinhel. Accessed on 23/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2229/bairro-da-casa-do-povo-de-pinhel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).