Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia de Pínzio, Pinhel

Em 22 de fevereiro de 1978, o presidente da Junta de Freguesia de Pínzio formalizou o pedido de comparticipação estatal para a construção da nova sede da Junta, em correspondência dirigida ao Ministro da Habitação e Obras Públicas. O projeto já havia sido encomendado no ano anterior e foi entregue em dezembro de 1977, com um orçamento estimado em 1.997.897$00. Como a obra já constava do Plano para o ano de 1978, o processo foi oficialmente aberto em 20 de fevereiro, antes mesmo da solicitação formal. No mesmo dia, a Direção de Equipamento da Guarda (DEG) emitiu o Ofício n.º 610, recomendando algumas alterações menores no projeto. Posteriormente, a Informação n.º 749, de 8 de março de 1978, aprovou o projeto, apesar da ausência do projeto elétrico e outros pormenores técnicos, além de escalar a comparticipação de 80% para os anos de 1978 e 1979.

A Junta de Freguesia, sem recursos próprios para arcar com os 20% restantes do custo da obra, obteve autorização para utilizar o regime de administração direta, contando com o apoio dos habitantes de Pínzio para a construção. Os trabalhos começaram em 1 de setembro de 1978. Em abril de 1979, foi entregue o projeto de instalações elétricas, juntamente com a memória descritiva e o caderno de encargos. Nessa altura, com a inclusão dos custos das instalações elétricas, o valor total da obra foi atualizado para 2.197.000$00, conforme a Informação n.º 577/79 de 19 de junho de 1979.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1980
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Pínzio é uma freguesia relativamente distante da sede do concelho de Pinhel, estando no entanto diretamente conectada à duas rodovias, a Estrada Nacional 16 e a Autoestrada A25, que ligam a cidade da Guarda à Vilar Formoso, constituindo uma importante via de ligação com Espanha. Assim, apesar de contar um um reduzido número de habitantes, Pínzio acaba por funcionar como uma espécie de centralidade, o que explica a presença de diversos equipamentos públicos construídos na segunda metade do século XX ali.

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O terreno escolhido para a construção da sede abrigava anteriormente uma escola primária em ruínas, substituída por uma nova escola construída pela Câmara de Pinhel. Segundo a memória descritiva do arquiteto José Duarte Madeira, as condições estruturais do antigo edifício não eram adequadas para abrigar a Junta, levando à decisão de construir um novo edifício no local, que também incluiria um logradouro e espaço para instalações sanitárias.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Lugar
Pínzio
Morada
Estrada Nacional 16, 25
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilizador

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Junta de Freguesia de Pínzio, Pinhel. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2234/edificio-da-junta-de-freguesia-de-pinzio-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).