Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Junta de Freguesia de Pínzio, Pinhel

Em 22 de fevereiro de 1978, o presidente da Junta de Freguesia de Pínzio formalizou o pedido de comparticipação estatal para a construção da nova sede da Junta, em correspondência dirigida ao Ministro da Habitação e Obras Públicas. O projeto já havia sido encomendado no ano anterior e foi entregue em dezembro de 1977, com um orçamento estimado em 1.997.897$00. Como a obra já constava do Plano para o ano de 1978, o processo foi oficialmente aberto em 20 de fevereiro, antes mesmo da solicitação formal. No mesmo dia, a Direção de Equipamento da Guarda (DEG) emitiu o Ofício n.º 610, recomendando algumas alterações menores no projeto. Posteriormente, a Informação n.º 749, de 8 de março de 1978, aprovou o projeto, apesar da ausência do projeto elétrico e outros pormenores técnicos, além de escalar a comparticipação de 80% para os anos de 1978 e 1979.

A Junta de Freguesia, sem recursos próprios para arcar com os 20% restantes do custo da obra, obteve autorização para utilizar o regime de administração direta, contando com o apoio dos habitantes de Pínzio para a construção. Os trabalhos começaram em 1 de setembro de 1978. Em abril de 1979, foi entregue o projeto de instalações elétricas, juntamente com a memória descritiva e o caderno de encargos. Nessa altura, com a inclusão dos custos das instalações elétricas, o valor total da obra foi atualizado para 2.197.000$00, conforme a Informação n.º 577/79 de 19 de junho de 1979.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1980
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Pínzio é uma freguesia relativamente distante da sede do concelho de Pinhel, estando no entanto diretamente conectada à duas rodovias, a Estrada Nacional 16 e a Autoestrada A25, que ligam a cidade da Guarda à Vilar Formoso, constituindo uma importante via de ligação com Espanha. Assim, apesar de contar um um reduzido número de habitantes, Pínzio acaba por funcionar como uma espécie de centralidade, o que explica a presença de diversos equipamentos públicos construídos na segunda metade do século XX ali.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O terreno escolhido para a construção da sede abrigava anteriormente uma escola primária em ruínas, substituída por uma nova escola construída pela Câmara de Pinhel. Segundo a memória descritiva do arquiteto José Duarte Madeira, as condições estruturais do antigo edifício não eram adequadas para abrigar a Junta, levando à decisão de construir um novo edifício no local, que também incluiria um logradouro e espaço para instalações sanitárias.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Hamlet
Pínzio
Address
Estrada Nacional 16, 25
Former Distrito (PT)
GuardaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
RuralContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Junta de Freguesia de Pínzio, Pinhel. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2234/edificio-da-junta-de-freguesia-de-pinzio-pinhel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).