Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Escola Básica de Primeiro Ciclo de Pínzio, PinhelEscola Primária de Pínzio, Pinhel

Escola de duas salas, construída no âmbito do segundo Plano dos Centenários, de acordo com o tipo rural.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1963
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Pínzio é uma freguesia relativamente distante da sede do concelho de Pinhel, estando no entanto diretamente conectada à duas rodovias, a Estrada Nacional 16 e a Autoestrada A25, que ligam a cidade da Guarda à Vilar Formoso, constituindo uma importante via de ligação com Espanha. Assim, apesar de contar um um reduzido número de habitantes, Pínzio acaba por funcionar como uma espécie de centralidade, o que explica a presença de diversos equipamentos públicos construídos na segunda metade do século XX ali.

Localização

Comunidade
Localização
Lugar
Pínzio
Morada
Rua da Escola
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Devoluto ParcialEstado da Obra

Fórum

Este edifício foi fotografado por Diego Inglez de Souza e Catarina Ruivo durante uma visita de trabalho de campo a Pínzio, Pinhel, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Básica de Primeiro Ciclo de Pínzio, Pinhel. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2235/escola-basica-de-primeiro-ciclo-de-pinzio-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).