Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Básica de Primeiro Ciclo de Pínzio, PinhelEscola Primária de Pínzio, Pinhel

Escola de duas salas, construída no âmbito do segundo Plano dos Centenários, de acordo com o tipo rural.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1963
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Pínzio é uma freguesia relativamente distante da sede do concelho de Pinhel, estando no entanto diretamente conectada à duas rodovias, a Estrada Nacional 16 e a Autoestrada A25, que ligam a cidade da Guarda à Vilar Formoso, constituindo uma importante via de ligação com Espanha. Assim, apesar de contar um um reduzido número de habitantes, Pínzio acaba por funcionar como uma espécie de centralidade, o que explica a presença de diversos equipamentos públicos construídos na segunda metade do século XX ali.

Location

Community
Location
Hamlet
Pínzio
Address
Rua da Escola
Former Distrito (PT)
GuardaFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work
Devoluto ParcialStatus of Work

Forum

Este edifício foi fotografado por Diego Inglez de Souza e Catarina Ruivo durante uma visita de trabalho de campo a Pínzio, Pinhel, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Básica de Primeiro Ciclo de Pínzio, Pinhel. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2235/escola-basica-de-primeiro-ciclo-de-pinzio-pinhel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).