Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos em Sabóia, OdemiraDispensário Dr. Ferreira de Mira, Sabóia, Odemira

A implementação de dispensários antituberculose em Portugal insere-se numa estratégia ampla de combate à doença.

Com a nomeação de Lopo de Carvalho para a presidência da Assistência Nacional aos Tuberculosos (ANT) em 1931, avançou-se para a definição de novos projetos-tipo, estabelecendo-se modelos de âmbito distrital e concelhio, cuja concepção ficou a cargo do arquiteto Carlos Ramos.

Estes edifícios assumiam um papel central na deteção, monitorização e prevenção da tuberculose, operando como unidades de proximidade na assistência pública. A tipificação permitiu a expansão rápida destes equipamentos pelo país. A consolidação desta rede ao longo das décadas seguintes representou um avanço significativo na modernização da assistência médica e sanitária em Portugal.
Este edifício teve obras de de manutenção, reparação e beneficiação em 1968.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1932
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O programa e projeto deste edifício corresponde ao projeto-tipo concelhio A.

O dispensário concelhio caracteriza-se pela escala predominantemente doméstica. A distribuição dos espaços organiza-se com o volume principal, que alberga a área de consulta e serviços técnicos, e um corpo avançado, com o alpendre e sala de espera, numa disposição compacta. A entrada é assinalada por um alpendre, elemento que se destaca na composição e que se liga às escadas duplas que conduzem ao piso térreo, elevado intencionalmente para garantir melhores condições de salubridade.

Na cumeeira do telhado de quatro águas assenta uma Cruz de Lorena, insígnia adotada pela luta contra a tuberculose.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Localização
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)

Estado e Utilização

Utilização Inicial

Documentação

Registos e Leituras

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos em Sabóia, Odemira. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/25453/dispensario-do-instituto-de-assistencia-nacional-aos-tuberculosos-em-saboia-odemira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).