Edifício da Junta de Freguesia de Salvador, Penamacor
Em 1978, a Câmara Municipal de Penamacor adjudicou a obra de ampliação de um edifício abandonado na freguesia de Salvador, para instalar os serviços dessa junta de freguesia, à firma Venâncio Leão & Sousa, Lda. O projeto havia sido assinado pelo engenheiro João Santos Ramalho Eanes, então chefe dos Serviços Técnicos de Fomento da Junta Distrital de Castelo Branco.
O mesmo engenheiro, já como diretor do Gabinete de Apoio Técnico, veio a ser responsável pelo projeto do novo edifício da sede da junta de freguesia, datado de 1986. Atendeu às solicitações do Presidente da Junta de Freguesia, concebendo um edifício destacado e relacionado com a zona exterior contígua destinada a acolher festividades locais. Pretendeu-se um edifício que conjugasse dependências necessárias aos serviços administrativos e ao gabinete médico com um salão polivalente.
O Boletim Municipal de Penamacor de abril de 1990 reproduz uma fotografia do edifício em construção, e no ano seguinte foi anunciada a conclusão da obra.
Análise
O edifício integra-se na zona central da localidade, junto a um amplo terreiro. Destaca-se da malha urbana pela solução arquitetónica aplicada.
O edifício é constituído por um corpo central de planta retangular, com cobertura de telhado de duas águas, ocultado na fachada principal por um remate circular. Há duas entradas separadas, uma para a junta de freguesia e outra para o centro de saúde. A fachada sul dá para o terreiro, com palco anexo; essa fachada é marcada por um pórtico com colunata.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Salvador, Penamacor. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/25543/edificio-da-junta-de-freguesia-de-salvador-penamacor