Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social e Paroquial, Almaceda, Castelo Branco

A construção do centro paroquial de Almaceda resultou de uma iniciativa da Junta de Freguesia e do pároco José Ventura Diogo no final da década de 1960. Perante a falta de assistência médica na zona e a ausência de oferta cultural, num cenário de elevadas taxas emigratórias que deixavam a freguesia despovoada, encarou-se a urgente necessidade de um equipamento desta natureza. Pretendia-se albergar um salão paroquial com possibilidade de projeção de filmes, encenação de peças de teatro, eventos culturais e reuniões de vária ordem, uma sala de convívio com televisor e rádio, dependências para biblioteca, posto médico, casa de trabalho para ensino doméstico feminino, e cantina-refeitório para crianças e pobres, e eventualmente dependências para funcionamento de um posto da telescola.

O projeto arquitetónico foi acometido a arquiteto Manuel Ferrão de Oliveira, tendo-se também adquirido o terreno e iniciado a construção do edifício com recurso a donativos da população. Porém, visto que a quantia obtida se revelava insuficiente, foi obtida comparticipação estatal no valor de 232.000$00, através do Orçamento Geral do Estado, para conclusão das obras. O edificio foi inaugurado em 1971.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
26/09/1970
Comunidade

Localização

Localização
Morada
R. da Igreja 5
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O Centro Social e Paroquial e Almaceda implanta-se no centro da localidade, junto à ribeira de Almaceda e próximo do edifício da Junta de Freguesia.

Trata-se de um edifício de planta retangular, organizado em três pisos, com cobertura de telhado de duas águas. Há um terraço ao nível do primeiro piso, sobre a entrada principal. Nas fachadas, destaca-se o uso de granito aparelhado.

O projeto original, de 1968, planeou a integração de um amplo salão de festas no piso térreo com cabine de projeção, acedido através de um foyer, junto do qual se localizava uma biblioteca e arrecadações de arrumos. O piso superior organiza-se em quatro espaços distintos, com acesso através de uma escadaria interna: casa de trabalho com ligação ao terraço, próxima do refeitório (ligado a cozinha e despensa, com acesso exterior independente), posto médico com gabinete, enfermaria e sala de tratamentos, e gabinete da direção com sala para aquivo. Este estudo não especificava o corpo adjacente adossado a oeste, sendo esse zona indicada no projeto como destinada futuramente à Junta de Freguesia.

Materiais e Tecnologias

Estrutura
Betão ArmadoMateriais Construção
Construção
Betão ArmadoMateriais Construção
GranitoMateriais Construção
Alvenaria de TijoloMateriais Construção
Telha do tipo "Romano"Materiais Construção

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social e Paroquial, Almaceda, Castelo Branco. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/28173/centro-social-e-paroquial-almaceda-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).