Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Centro Social e Paroquial, Almaceda, Castelo Branco

A construção do centro paroquial de Almaceda resultou de uma iniciativa da Junta de Freguesia e do pároco José Ventura Diogo no final da década de 1960. Perante a falta de assistência médica na zona e a ausência de oferta cultural, num cenário de elevadas taxas emigratórias que deixavam a freguesia despovoada, encarou-se a urgente necessidade de um equipamento desta natureza. Pretendia-se albergar um salão paroquial com possibilidade de projeção de filmes, encenação de peças de teatro, eventos culturais e reuniões de vária ordem, uma sala de convívio com televisor e rádio, dependências para biblioteca, posto médico, casa de trabalho para ensino doméstico feminino, e cantina-refeitório para crianças e pobres, e eventualmente dependências para funcionamento de um posto da telescola.

O projeto arquitetónico foi acometido a arquiteto Manuel Ferrão de Oliveira. O terreno foi adquirido com recurso a donativos da população, que também permitiram dar ínicio à construção do edifício . Porém, visto que a quantia obtida se revelava insuficiente, foi obtida comparticipação estatal no valor de 232.000$00, através do Orçamento Geral do Estado, para conclusão das obras. O edificio foi inaugurado em 1971.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Centro Social e Paroquial e Almaceda implanta-se no centro da localidade, junto à ribeira de Almaceda e próximo do edifício da Junta de Freguesia.

Trata-se de um edifício de planta retangular, organizado em três pisos, com cobertura de telhado de duas águas. Há um terraço ao nível do primeiro piso, sobre a entrada principal. Nas fachadas, destaca-se o uso de granito aparelhado.

O projeto original, de 1968, planeou a integração de um amplo salão de festas no piso térreo com cabine de projeção, acedido através de um foyer, junto do qual se localizava uma biblioteca e arrecadações de arrumos. O piso superior organiza-se em quatro espaços distintos, com acesso através de uma escadaria interna: casa de trabalho com ligação ao terraço, próxima do refeitório (ligado a cozinha e despensa, com acesso exterior independente), posto médico com gabinete, enfermaria e sala de tratamentos, e gabinete da direção com sala para aquivo. Este estudo não especificava o corpo adjacente adossado a oeste, sendo esse zona indicada no projeto como destinada futuramente à Junta de Freguesia.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
26/09/1970
Activities

Location

Community
Address
R. da Igreja 5
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
Betão ArmadoBuilding Materials
GranitoBuilding Materials
Alvenaria de TijoloBuilding Materials
Telha do tipo "Romano"Building Materials

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social e Paroquial, Almaceda, Castelo Branco. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/28173/centro-social-e-paroquial-almaceda-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).