Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Delegação de Tramagal do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE-CSRA)Edifício do Sindicato Nacional dos Técnicos e Operários Metalúrgicos do Distrito de Santarém, Tramagal, Abrantes

O projeto da sede do Sindicato Nacional dos Técnicos e Operários Metalúrgicos do Distrito de Santarém, no Tramagal, data de novembro de 1956. Ainda no mesmo ano, a direção do sindicato solicitou isenção da taxa de licença para a construção da sede à Câmara Municipal de Abrantes, informando que se iria então dar início aos trabalhos por administração direta, por se tratar “de uma obra respeitante a um Organismo Corporativo que dispõe de Fundo muito limitado”.

A partir do ano seguinte e até 1962, a Direção do Sindicato Nacional dos Técnicos e Operários Metalúrgicos do Distrito de Santarém foi recebendo apoio financeiro do Estado, pelo Ministério das Obras Públicas, para a construção da sua sede no Tramagal. 

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post.1962
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício da delegação de Tramagal do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE-CSRA) situa-se a sul da estrada nacional 118, junto ao limite urbanizado da vila de Tramagal.

Este foi originalmente concebido como um edifício de um só piso, cujo programa público e de serviço se articulava em torno de um vestíbulo de entrada central, dando acesso a um espaço fechado com secretaria, arquivo e sala da direção, e a um corredor, sem porta, por onde se acederia aos espaços de biblioteca e sala de jogos.

Em visita ao local, verificou-se que o edifício foi transformado e ampliado face ao projeto original. Foi acrescentado um segundo piso, para espaço de plenário, hoje não utilizado. O espaço da biblioteca foi subdivido em três gabinetes e a sala de jogos foi ampliada até ao limite das outras divisões, retirando-se o grande vão de ligação ao exterior existente no alçado nascente. Foi acrescentada uma divisão ao vestíbulo de entrada, alinhando também a fachada poente pelo limite mais profundo das divisões existentes.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
N118
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em setembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Delegação de Tramagal do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE-CSRA). Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/30576/edificio-da-delegacao-de-tramagal-do-sindicato-dos-trabalhadores-das-industrias-transformadoras-energia-e-actividades-do-ambiente-do-centro-sul-e-regioes-autonomas-site-csra

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).