Bairro Dr. Abílio Moreira, LousadaConjunto Habitacional do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), Lousada
O Bairro Dr. Abílio Moreira foi promovido pelo Fundo de Fomento da Habitação, tendo como base um projeto de dezembro de 1978, elaborado na sua Direção da Habitação do Norte e assinado por A. Pimentel Barbosa. O terreno para a construção de 200 fogos foi cedido pela unidade fabril Fabinter e a empreitada foi adjudicada em maio de 1980, por concurso público, à firma EDIFER - Construções Pires Coelho & Fernandes, SARL. (Porto), pela importância de 179.947.600$00. A obra terá sido concluída por volta de 24 de maio de 1982, data de um ofício da Direção de Habitação do Norte, endereçado ao presidente da Câmara Municipal de Lousada, no qual se informava da conclusão da empreitada.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análise
O Bairro Dr. Abílio Moreira situa-se junto ao principal eixo que atravessa o aglomerado urbano no sentido norte-sul, a Estrada Nacional 106, que aí adota o nome de Avenida Hans Isler. Na altura da sua conceção, a memória descritiva do projeto indicava que esta estrada estava já pavimentada e tinha bastante movimento, por ligar zonas densamente habitadas. A noroeste do conjunto encontra-se, em 2024, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Lousada. Esta é posterior ao bairro mas, aquando da sua construção, os terrenos estavam já reservados para a instalação do Ciclo Preparatório da vila.
De acordo com a memória descritiva do projeto, a organização dos blocos habitacionais foi pensada com o objetivo de aproveitar a totalidade da área disponível, mantendo, ao mesmo tempo, um maciço de árvores existente que, “depois de convenientemente tratado, poderá transformar-se numa importante e agradável zona verde, onde se prevê que seja instalado um parque infantil”. Desconhece-se a localização deste maciço de árvores, mas o atual parque infantil não se encontra numa zona arborizada. Os espaços exteriores deveriam permitir “uma utilização efetiva pelos futuros moradores, até porque se preveem diversas atividades, tais como parque infantil, recinto de jogos e zona comercial”.
Os blocos habitacionais têm quatro pisos, com distribuição em galeria lateral. A orientação dos blocos (nordeste-sudoeste e noroeste-sudeste) é definida pela relação com a rua e não pela orientação solar dos fogos, voltando-se as fachadas principais para a rua e as galerias para os espaços de estar do interior do conjunto.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Bairro Dr. Abílio Moreira, Lousada. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31000/bairro-dr-abilio-moreira-lousada