Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lousada

O Quartel dos Bombeiros Voluntário de Lousada localiza-se entre a Praça Dr. António Meireles e a Rua dos Bombeiros desde 1942, altura em que foi construída a primeira versão de um edifício próprio para a sua instalação. Desde então, o edifício foi transformado e, finalmente, demolido e reconstruido de raiz. Para todas as suas versões, o Quartel recebeu apoio de entidades públicas e da população do concelho.

De acordo com a investigação conduzida por Pedro Magalhães, os terrenos onde se situa o Quartel foram vendidos em hasta pública pela Câmara Municipal de Lousada, no verão de 1940, com base de licitação de apenas 1$00. Os terrenos foram comprados por particulares que os doaram aos Bombeiros. Em maio do mesmo ano, o anteprojeto do edifício já se encontraria elaborado, com assinatura de Augusto Gorgel do Amaral. O projeto definitivo foi aprovado em janeiro de 1941 e, após um ano de trabalhos conduzidos por administração direta, o Quartel foi aberto em maio de 1942, ainda por concluir. Em agosto de 1943, foi oficialmente inaugurada uma sala de espetáculos nas traseiras do Quartel, para a qual os Bombeiros terão angariado fundos junto da população.

Indicando que, em 1949, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada tinha 300 sócios, Pedro Magalhães considera que a “localização do quartel, bem enquadrado no espaço urbano, foi claramente um fator decisivo no recrutamento de sócios, que aí procuravam momentos de lazer, frequentando o salão de jogos e o bar.”

Em março de 1951, após derrocada de parte do edifício, o Ministério das Obras Públicas concedeu um subsídio para a reconstrução do Quartel, reforçado em agosto de 1952. O boletim Obras Públicas Concluídas em 1952, do Ministério das Obras Públicas, lista o Quartel dos Bombeiros de Lousada como tendo sido concluído nesse ano. No entanto, a documentação consultada por Pedro Magalhães indica que as obras foram conduzidas entre 1953 e 1956.

Entre 1970 e 1980, o Quartel existente foi demolido, sendo construído um novo edifício no mesmo local, ocupando também terrenos doados para o seu alargamento. Esta obra foi inaugurada em 29 de junho de 1980, estando a inauguração integrada nas comemorações do 50.º aniversário da fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada.

Com o crescimento da atividade do Bombeiros ao longo da década de 1980, sentiu-se a necessidade de ampliar este novo edifício. As obras foram iniciadas em 1991. Desconhece-se a data da sua conclusão.

  

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1980

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua Bombeiros, Lousada
Distrito Histórico (PT)
PortoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. Destaca-se a importante investigação realizada por Pedro Magalhães, realizada com base em documentação de vários tipos e origens, da qual se destaca a oriunda do arquivo dos Bombeiros de Lousada, de jornais locais e de arquivos familiares, publicada no livro Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada: História e Identidade.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lousada. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31006/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-lousada

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).